TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio Em Pedagogia

Casos: Relatório De Estagio Em Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  1.978 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

RAKEL KENIA NUNES

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL

UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

Rubiataba

2011

RAKEL KENIA NUNES

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR – INDIVIDUAL

UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DO ESTÁGIO

SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 5º Semestre 2011[Atividade Interdisciplinar - Individual] Dir. Curric. Nac. Ens. Fundamental- Org.do Trab. Doc.nos Anos Inic.do En. Fundamental- Fund. e Met. do Ens. da Hist- Fund. e Met. do Ens. da Geog- Fund. e Met. do Ens. da Líng. Portuguesa

Prof. Josilaine B. R. Nascimento- Edilaine Vagula- Cyntia Simone França- Eliane França- Juliana Fogaça.

Tutor eletrônico: Flávia Maria Roverato

Tutor de sala: Gilvania Lucia Terra de Oliveira Lima

Rubiataba

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

DESENVOLVIMENTO 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS 4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5

INTRODUÇÃO:

Um dos principais objetivos do estágio é fazer com que o aluno tenha uma consciência mais concreta e objetiva, realizando assim melhores adequações em seu currículo, além de adquirir o conhecimento da realidade escolar; o estabelecimento de relações entre teoria e prática

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência na disciplina de Estágio Supervisionado V do segundo semestre de 2011 nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Disciplina do curso de Pedagogia, pela Universidade Norte do Paraná–UNOPAR.

O estágio em docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Espaço do Saber; cito à avenida: Raimundo Alves de Souza Setor Independência - nº 05, Ipiranga de Goiás, Goiás.

Acompanhou-me no estágio, a professora regente da turma- 2º ano do Ensino Fundamental- Daniela Amélia de Moura, tendo sua formação no curso: Magistério; graduada em Pedagogia e pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Além da coordenadora pedagógica do 1º ao 5º ano, Elizene Maria Ferreira Leão, Pedagoga.

A observação foi feita no período matutino, durante uma semana, dias 12 a 16 de setembro de 2011, Conforme combinado com a professora regente. A escola funciona em período integral e abrange Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano no período matutino e no período vespertino com projetos de Música, Informática, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, Arte e Educação Física.

Meu objetivo foi presenciar analisar e conhecer as formas de ensino nesta modalidade de Ensino “Fundamental” e também coletar informações para produção do presente relatório. Para meu conhecimento se faz necessário a observação de como se dá a realização das aulas, das metodologias e técnicas, para que quando estiver em exercícios da função, tenha uma melhor apresentação de meus conhecimentos.

Desenvolvimento:

Realizei observação participativa no 2ª ano, do Ensino Fundamental turno matutino. A referida turma possui 22 alunos matriculados, na faixa etária de 07 anos, sendo que um é portador de necessidades especiais.

Quando cheguei para realizar a observação fui bem recebida pela professora e pelas crianças. A aula inicia as 07h e termina às 11h.

Com essas observações, busquei conhecer como um professor procede em uma sala de aula, as várias metodologias de ensino que utiliza as formas de abordagens aos conteúdos, como se estabelecem as relações entre professores e alunos, que tanto poderiam me auxiliar em minha formação. Durante as observações me atentei a alguns aspectos das aulas, tais como, se o professor expunha com clareza os objetivos das aulas aos alunos, se a aula havia sido planejada, se os conteúdos ministrados estavam de acordo com as propostas dos PCNs, as estratégias de ensino utilizadas, e o envolvimento dos alunos nas aulas.

A professora Daniela Amélia de Moura é uma alfabetizadora que possui saberes e atitudes que lhes são peculiares, além das elevadas demandas de competências que em conjunto definem um perfil bastante exigente. Muito comprometida utiliza-se de todo material oferecido pela escola como vídeos, mapas, livros, jogos e etc.. Elabora suas aulas com base nos PCNs e Diretrizes Curriculares tendo em vista os pressupostos e as implicações político pedagógico dos processos de alfabetização e letramento. Busca conhecer os alunos, e suas capacidades propondo a eles realizar pesquisas de campo e atividades extraclasses.

A sua metodologia de ensino é caracterizada pelos seguintes parâmetros: música, literatura, histórias em quadrinhos, jornais entre outros materiais didáticos utilizado.

Em relação ao livro didático, percebe uma diversidade de disciplinas como geografia, português, ciências, matemática e história, e que os mesmos são suficientes para todos os alunos.

Conseqüentemente, se pode notar a forma que a professora Daniela trabalha com o livro didático em sala de aula incluindo livro texto e fontes complementares, as imagens e alterando a ordem dos assuntos adaptando-os a sua realidade, tópicos que despertam maior interesse nos alunos.

Quanto aos conteúdos ministrados em sala de aula nos dias de observação foram geografia, português, ciências, matemática e história onde notei que a professora trabalhou interdisciplinarmente somente alguma das disciplinas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com