TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado De Pedagogia

Exames: Estagio Supervisionado De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.579 Palavras (11 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 11

I – INTRODUÇÃO

Neste relatório de estágio tivemos a oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso.

Ele foi realizado em uma escola de Educação Infantil do Município de Bauru, denominada EMEI Gilda dos Santos Improta e está localizada na região leste da cidade de Bauru.

O estágio é parte fundamental no curso de Pedagogia e é através dele que podemos confrontar a teoria e a prática.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será o dia a dia como professor, pois sabemos que a escola é o espaço na qual as diferenças: gênero, cultura, biofísico e cognitivos devem ser considerados e respeitados de maneira a permitir a construção da identidade de cada aluno para a realização da sua autonomia e o papel do professor não só como educador mas também de agente transformador, tem que dar condições para cada criança desenvolver o senso critico, tornando-o participativo do meio social em que vive.

Várias atividades foram realizadas e algumas delas me chamaram a atenção, pois observei como as crianças interagem e se ajudam nas atividades que muitas vezes se tornam difíceis para algumas delas.

Esse relatório foi organizado por fases de maneira clara e objetiva para que possa ser entendido por quem vier a ler o seu conteúdo futuramente.

Atividade 1 – Apresentação da Unidade Escolar

EMEI Gilda dos Santos Improta, situada na Rua Antonio Bortone, n°1-140 José Regino Bauru SP.

A escola está localizada na zona leste e possui 195 alunos oriundos dos bairros: Núcleo Presidente Geisel, Núcleo Octávio Rasi, Jardim Tangará, sendo assim uma gama de alunos diversificada.

Essa escola conta atualmente com 08 turmas: sendo 4 no período da manhã e 4 no período da tarde e vai do berçário até o jardim II.

Os recursos físicos compreendem.

04 salas de aula, 01 berçário com 03 salas, 01 copa, 03 cozinhas ( 01 lactário, 01 cozinha para funcionários), 01 biblioteca, 01 sala de professor, 01 secretaria, 02 almoxarifados, 01 diretoria, 04 sanitários para crianças, 01 sanitário para professores, 01 sanitário para deficiente físico (masculino e feminino), 04 bebedouros, 03 áreas livre com aparelhos recreativos, 01 telefone comercial, 01 pátio coberto composto por mesas e bancos.

A diretora é a senhora Maria Cristina Ribeiro Beline, especialista em Educação Infantil e a escola trabalha com 28 funcionários.

O funcionamento da escola é das 07h30 às 17h00h.

a) Observação e Interação

Apresentei-me na escola no dia 28/09/2013, a diretora me apresentou a todas as professoras e funcionárias e foi me mostrado todas as dependências da escola. No dia 30/09/2013 comecei a estagiar.

Comecei pelo berçário, pois cada fase é trabalhada de uma maneira. Depois de acolher todas as crianças, as auxiliares caminham com elas pela escola para distraí-las e acalmá-las um pouco, pois algumas ainda choram. Dentro do berçário são desenvolvidas atividades com vários tipos de brinquedos e atividades musicais com intervalo para o lanche.

No mini maternal é feito o acolhimento na sala e em seguida vão para o parque, após o horário do parque é a vez do lanche. Após o lanche eles vão para a sala onde foi trabalhada a roda cantada, o tema foi a “galinha pintadinha”. Foram explicadas as diferenças entre a galinha e o galo, a professora fez um galo com papel e as crianças colaram o rabo que foi feito com papel revista (tiras).

A atividade ficou uma graça, pois eles conseguiram colar o rabo do galo cada um do seu jeito.

No dia seguinte o tema da aula era profissões. Foi feita sobre as merendeiras. A professora chamou as duas merendeiras fazendo as apresentações e explicando que eram elas quem fazia a comida servida no lanche. As crianças fizeram uma colagem de macarrão representando a sopa que as merendeiras preparavam dentro de um prato de creative paper e colaram uma colher de plástico juntamente ao prato.

No maternal, na entrada, é feita uma oração e em seguida eles vão para o parque. Depois é o horário do lanche e só então entram na sala. Primeiramente na sala de aula, neste dia a professora resolveu explorar a bandinha, que é composta por vários instrumentos. Eles adoraram, foi uma alegria.

Ainda na sala de aula, explicou sobre a diferença de gêneros masculino e feminino e em em seguida eles trabalharam com colagem.

Estive presente em outra aula onde foi feita uma roda de conversa sobre o corpo e em seguida completaram a silhueta que havia sido recortada em suas forma de papel, a cabeça é a foto do aluno. Os alunos colaram a blusa, a bermuda/saia na silhueta. A calcinha/cueca foi desenhada pela criança, a sua maneira.

No jardim I trabalhou natureza e sociedade. Conversaram sobre animal doméstico, e cada criança desenhou seu animal de estimação. A aula girou em torno de animais silvestres e a professora explicou sobre as araras canindé, que costumam ser vistas em casais, acompanhando as veredas de buritis onde encontram abrigo e alimento.

No jardim II estudaram alfabetização.

Foi utilizado o alfabeto móvel onde cada um montou seu nome.

Sentou em duplas, uma delas ajuda seu amigo (a) a montar seu nome, e em seguida é o amigo (a) que ira montar o nome da outra que ajudou.

Depois dessa fase a professora entregou o nome da criança com as letras trocadas, e cada criança tem que observar e descobrir onde está o erro, recortando novamente e colocando em ordem.

Os objetivos dessa aula foi apresentar o alfabeto para observar o conhecimento deles sobre sua escrita e suas hipóteses de escrita.

No jardim II, trabalhou brincadeiras desenvolvidas com as crianças abordando o tema: natureza e sociedade, de forma lúdica.

São realizados todos os dias atividades com desenhos, músicas e higiene

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com