TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Supervisionado PEDAGOGIA

Por:   •  29/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A observação foi feito na EMEI, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes. Foi observado o projeto, político e pedagógico da instituição, o cotidiano e a rotina da unidade.  O projeto desenvolvido na instituição EMEI, Elaine Aparecida o tema foi o transito. Esse projeto teve a justificativa de que existem muitos veículos nas ruas e as crianças saem mais de casa, isso acarreta um fluxo maior de pedestres e transportes nas ruas e avenidas de nossa cidade. Além disso, esta unidade escolar localiza-se em uma rua de grande movimento Diante desta realidade faz-se necessário abordar com os alunos conceitos de segurança no trânsito. Com isso instituição tem como objetivo, que ao fim deste projeto, os alunos conscientizem, que no transito e necessário ter muita atenção. Para alcançar esses objetivos os professores e toda a direção usaram vários recursos como, Metodologia, estratégia de ação e atividade realizadas.

Pudemos entender a importância desse estágio para nossa formação docente. Verificando o modo de se trabalhar e por em prática os conhecimentos obtidos na sala de aula, importante destacar a aproximação da realidade pela análise e reflexão crítica da formação docente, sendo que esse contexto objetiva a constante reflexão do desenvolvimento profissional. Nesse sentido esse trabalho tenta mostrar que o professor formador, bem como o futuro professor devem ser mediadores e parceiros no processo educativo.


Estágio curricular obrigatório I

Organização e contribuição

a instituição que realizei o estagio foi, a escola municipal de educação infantil Elaine Aparecida de Oliveira Lopes, é situada á rua stefano Antônio Stralis, n°2.227 no jardim tropical, na cidade de Rondonópolis M.T,  criada conforme lei n°7.538 de 27 dezembro de 2012, com alterações através da Lei n°7.917 de 02 de dezembro de 2013.

Iniciou seus trabalhos em fevereiro de 2013 e atualmente atente 178 crianças no I agrupamento do II ciclo  e 190 no II agrupamento do II ciclo somando num total de 368 crianças, com idade entre 4 a 5 anos. O prédio desta instituição de ensino foi adquirido pela prefeitura municipal de Rondonópolis, mas em anos anteriores funcionava uma escola particular que levava o nome de castelinho encantado.

A escola possui uma estrutura física adequada, é toda arborizada, atualmente conta com nove salas de aula, todas climatizadas.

2.1 a importância do estágio para a formação profissional

Os estágios são etapas obrigatórios para a formação dos futuros professores, sendo elementos desafiadores da prática pedagógica, estabelecendo a relação teórica e pratica por isso os estágios são momentos privilegiados de aprendizagens da docência, com a permição  do acadêmico no ambiente escolar, aonde encontra situações reais, no processo de ensino-aprendizagem, a organização escolar e as políticas publicas que viabilizam o ensino.

Com base no material bibliográfico composto por escritos de diferentes autores, como Pimenta; Lima (2004), Freire (1987, 1996), Mizukami; Reali (2002), entre outros, o estudo traz considerações sobre o processo de aprendizagem profissional da docência a partir dos estágios no curso de Pedagogia. E mas Para Pimenta; Gonçalves (1992), o estágio pode ser compreendido como um espaço de formação que possibilita ao acadêmico uma aproximação à realidade em que será 4 desenvolvida a sua futura prática profissional, permitindo que o mesmo possa refletir as questões ali percebidas sob a luz das teorias.

Um dos importantes papéis do curso de formação inicial, de acordo com Mizukami; Reali (2002) é tentar alterar as referências prévias sobre o ser professor, sobre os alunos, sobre a atividade de ensino-aprendizagem, sobre o contexto e o conteúdo escolares, entre outros.

Aprendizagens sobre a docência, os sujeitos do estudo reconhecem alguns saberes que julgam necessários a quem ensina, muitos dos quais somente a prática do estágio revelou a importância. Durante o estágio a postura de professor e a construção da autoridade foram se constituindo gradualmente, a medida que os sujeitos envolvidos neste processo puderam se conhecer e constituir um vínculo, tanto afetivo quanto de reconhecimento acerca do trabalho desenvolvido pelo estagiário.

A finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação da realidade na qual atuará. O estágio curricular é uma atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade.

Para Candau e Lelis  também contribuem com importantes esclarecimentos para uma redefinição do estagio. Elas afirmam que para haver uma unidade entre teoria e pratica, o fazer pedagógico precisa ser orientado por reflexões como “o que ensinar”, “como ensinar”, “para quem ensinar” e “para que ensinar”.

Por isso Dessa forma, o principal objetivo da formação de professores é fazer com que o futuro professor se aproprie da realidade da escola.  O estágio e uma ação responsáveis pela articulação entre a teoria e a prática na relação fundamentada na prática docente.

De acordo com Barreiro e Gebran “o estágio [...] pode se construir no lócus de reflexão e formação da identidade ao propiciar embates no decorrer das ações vivenciadas pelos alunos, desenvolvidas numa perspectiva reflexiva e crítica, desde que efetivado com essa finalidade” (2006, p. 20). Entende-se que no decorrer do estágio é importante refletir sobre as vivências e esse espírito reflexivo e crítico são proporcionados pelo professor/orientador.

O Estágio é fundamentalmente campo para pesquisa, formulação de problemas, coleta e análise de dados, conexão com os fundamentos teóricos e essencialmente espaço para a aprendizagem.

3 campo de observação e intervenção

3.1 Características do campo de estágio

O presente relatório conte a observação realizada na unidade escolar municipal de educação infantil EMEI, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes.

Os períodos de funcionamento da instituição são matutinos e vespertinos, o período escolhido para o estagio obrigatório foi o matutino, somente curso de Educação Infantil e oferecido na referida instituição.

Na EMEI, Elaine Aparecida de Oliveira Lopes as h.t.p.c ocorre ás segunda-feira, das 11h15mim às 12h 45mim totalizando 01 hora e 30 minutos semanais. Hora de trabalho pedagógico ocorre de 3° a 6°, um total de 6 horas semanais, a carga horária dos professores e de 30 horas.

O atendimento direto á crianças ocorre em 22h 30mim semanais, sendo que diariamente atendemos á 04h30min horas no matutino, das 06hs 30mim ás 11hs 15mim e no vespertino 12hs 45mim ás 17hs 15mim.

No período matutino, são (05) salas de 1° agrupamento do 2° ciclo e quatro (04) salas do 2° agrupamento do 2°ciclo, no período vespertino quatro (04) salas do 1° agrupamento do 2° ciclo, cinco (05) salas do 2° agrupamento do 2°ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com