TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA

Exames: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  1.484 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O estágio Supervisionado pensado como eixo articulador do curso de Pedagogia nos faz refletir sobre a sua importancia diante da realidade das escolas, O meu estágio foi de observação e a escola observada foi um Centro Municipal de educação infantil –Conselho Escolar de Aplicação. A instituição atende a educação infantil , creche e pré-escola. Entendemos que o estágio tem uma contribuição relevante para nos fazer entender a articulação que existe entre a teoria e a prática, dando a possibilidade de conhecer a realidade da escola e seu processo educativo.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

O Estágio Supervisionado aconteceu entre os dias 17/04/2013 14/05/2013, e foi observado como é a gestão organizativa dos espeços educativos. Como a gestão acontece e a atuação da equipe escolar e como o Projeto Político Pedagógico é concebido pela escola.

O estágio acontece com o objetivo de observar como a escola está organizada, qual o seu modelo pedagógico, a sua proposta curricular, se ela está conectada com á LDB.

A gestão da escola promove um intercâmbio entre todos os envolvidos com o processo educativo e isso é de extrema relevãncia para o sucesso de sua gestão. É justamente essa atuação que foi observada.

O estágio aconteceu em 100 horas de duração, com 52 horas na instituição e 48 horas com o planejamento das atividades e do projeto de intervenção.

2..2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é muito importante para a complementação do curso de Pedagogia, onde o aluno/estagiário transforma seu conhecimento, através de experiências durante a observação, planejamento de intervenção e intervenção na escola. assim, ele estará conseguindo contribuir para a sua formação profissional.

Os objetivos do estágios são principalmente o de:

- Possibilitar ao aluno o contato com a realidade,

- A articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional,

- Vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional,

- Deve-se considerar um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno,

- Deve ser considerado espaço para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes.

Entende-se que alcançando esses objetivos o estagiário estará pronto para crescer como um futuro pedagogo.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

O INSTITUTO PRESBITERIANO GERAÇÃO. É uma escola de referências antigas aqui na cidade, ele foi fundado dentro de um hospital para atender os funcionários do hospital no inicio trabalhava como uma creche, com passar dos anos surgiu a idéia de se fundar uma foi fundar uma escola e hoje passando por vários processos de mudanças nota-se que ela vem se destacando nos ultimos três anos.

Sua estrutura é bem montada tem um espaço físico muito bom, com salas de Tv, de jogos, pátio, salas de aula, salas de jogos e brincadeiras. Quartos para o repouso, cantina, refeitório, cozinha entre outros.

Quanto à organização pedagógica, está baseada no que define os PCNs, e a LDB. a proposta curricular é definida pela LDB. com atividades voltadas para o cuidar, o educar e o brincar, o evangélizar dentro de uma proposta construtivista tem na ludicidade o ponto forte para as crianças aprender brincando.

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

Durante o estágio pude observar como está estruturada a instituição. Atende aos alunos da educação infantil do maternal e creche. Essa modalidade de ensino é de extrema importância por ser a primeira etapa é quando os alunos entram para a escola, Por isso o estágio é tão importante como uma formação inicial, a Pedagogia tem no estágio um eixo articulador entre teoria e prática.

A educação infantil deve ter espaço educativo com condições para uma integração entre escola e aluno, prazerosa e lúdica, por isso o PPP da escola está voltado para compreeder, conhecer e reconhecer o jeito particular de cada criança ser e estar no mundo.

Como função social essa instituição tem o objetivo de favorecer o processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças que o frequenta para desenvolver-se e enfrentar o mundo que a espera, um mundo novo de descobertas e de aprendizado.

A equipe escolar participa de seu Projeto político Pedagógico, com muita discussão e planejamento de ações para compor o seu processo de ensino-aprendizagem. são atividades propostas para atender as necessidades da escola e promover um aprendizado com significação.

A escola tem 130 alunos, atende 15 alunos na creche e o restante, na pré-escola. Os servidores são mais ou menos uns 15 no seu total, entre diretora, coordenadora, professoras, recreadoras, atendente de serviços gerais, as professoras trabalham por 60 horas dobrando o horário, trabalham no matutino e no verpertino. As outras servidoras trablham por 30 horas diárias, com exceção da secretária e assistentes que trabalham as 8 horas.

Os turnos trabalhados são matutino e vespertino para a pre-escola e turno integral para as creches, se alguma criança quiser pode optar por um dos turnos, depende da realidade de quem matricula os filhos.

Com as salas de aula são arejadas, pequenas com uma comodidade que torna agradável as aulas. Com mesinhas com quatro cadeiras nas salas de jardim I e II, com livros e brinquedos formando um cantinho de leitura dentro da sala de aula. Torna a sala bem agradável.

As avaliações a escola segue os critérios previstos na LDB/96 que é o acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção para o ensino fundamental, trabalhando muito o lúdico para desenvolver crianças desinibvidas, autônomas e independentes.

A sua proposta curricular está definida de forma integrada. Interessada no conhecimento da crianças em desenvolvimento e refletindo sobre as concepções de homem, concepção de mundo que quer para o futuro cidadão.

3. 2 A Rotina Observada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com