TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio na Farmácia de Manipulação

Por:   •  18/8/2015  •  Ensaio  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Farmácia de manipulação ou Farmácia magistral é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de um profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. O grande diferencial dos medicamentos produzidos numa farmácia de manipulação em relação aos medicamentos industrializados é a adequação da dose dos fármacos a cada paciente. O medicamento manipulado tem importância significativa para pacientes pediátricos e idosos, pois os mesmos na maioria das vezes não encontram o medicamento na dose adequada disponíveis no mercado. Os médicos também podem prescrever diversas associações entre os fármacos numa mesma formulação. Por esta razão a farmácia de manipulação caracteriza-se por trabalhar com variedade de insumos farmacêuticos e de embalagens, para que todos os clientes possam ser atendidos. Uma outra diferença importante é o prazo de validade, pois os medicamentos manipulados possuem prazo de validade menor (CRÓSTA, 2000).

O presente relatório descreve as atividades realizadas no estagio curricular na farmácia Artiflora, que ocorreu durante o período de Abril 2014 á Junho de 2014, cumprindo a carga horaria prevista pelo instituto, de 300 horas.

No campo de estagio tive como supervisor o farmacêutico Leonardo Soares Ferreira responsável da empresa concedente, que durante todo o período, me instruiu, acompanhou e orientou as atividades que exerci. A Artiflora dispõe de laboratórios específicos para a fabricação de produtos sólidos, semi-sólidos e de um laboratório de controle de qualidade.

FUNDAMENTAÇÕES TEORICA

A Pharmacia Artiflora abriu suas portas em novembro de 2012 com a missão de promover a saúde e o bem estar das pessoas, fornecendo medicamentos e cosméticos manipulados e individualizados, desenvolvidos com qualidade, segurança e eficácia.

Instalada num espaço pequeno com apenas 22 m², a farmácia tem apenas 4 funcionários  e uma pequena área de atendimento. No entanto, o desejo de oferecer

ao cliente qualidade no atendimento, foi o diferencial que chamou a atenção dos sãosimoense. Visto que os moradores de São Simão tinham que manipular seus medicamentos em outras cidades. Visto que e recente sua instalação na cidade mas estará sempre buscando  a melhoria contínua, prezando pela qualidade e inovação, buscando sempre a satisfação de seus clientes, e estará em conformidade com os órgãos reguladores, cumprindo os requisitos de segurança para a manipulação de produtos confiáveis, prezando pelos padrões de qualidade. Para que no futuro possa crescer e se tornar referencia na região.

   A assistência farmacêutica é um dos itens mais valorizado em todo o processo, tendo como farmacêuticos: Leonardo Soares Ferreira e Sergio Antônio de Moura, ambos graduados em Farmácia com Habilitação de Farmacêutico-  Bioquímico.

Para finalizar, sintetizamos:

“Buscamos Ser sempre melhor no que fazemos, para sermos reconhecidos como referência pela qualidade do nosso produto e excelência no atendimento, através do desenvolvimento humano, profissional a serviço de uma melhor qualidade de vida”.

 Atenciosamente,

Dr. Leonardo Soares Ferreira - CRF 6134 GO

Dr. Sergio Antônio de Moura Junior - CRF 7503 GO

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1. ARMAZENAMENTO DE MATÉRIAS PRIMAS

2.1.1. O QUE FOI FEITO

Definir normas a serem aplicadas para o armazenamento adequado de matérias– primas.

2.1.2. POR QUE FOI FEITO

Todas as matérias - primas devem ser armazenadas sob condições apropriadas e de forma ordenada de modo a preservar a identidade e integridade das mesmas.

2.1.3. COMO FOI FEITO

Organizei as matérias – primas em ordem alfabética, observando as datas de validade dos produtos, estando os de menor validade à frente dos de maior validade, verificando se os produtos comprados recentemente não possuem validade inferior aos produtos mais antigos. Devemos utilizar sempre primeiro o lote mais antigo da matéria-prima, antes de consumir o mais novo. As matérias-primas sob o regime especial de controle são armazenadas em armários fechados com chave e tendo como responsável o farmacêutico, estando em ordem alfabética com rótulos bem definidos e data de validade indicada. Os produtos devem ser divididos, com o objetivo de armazenamento, em sólidos e líquidos, estando separados para evitar contaminação cruzada entre os mesmos por isso todas as prateleiras devem ter identificação.

2.1.4 QUAL A APRENDIZAGEM COM ESTA COM ESTA ATIVIDADE

Aprendi que as matérias-primas devem ser estocadas em locais identificados, de modo a facilitar a sua localização para uso, sem risco de trocas.

2.2. FABRICAÇÃO DE EXCIPIENTES.

2.2.1. O QUE FOI FEITO

Foi feito a fabricação de excipientes.

2.2.2. POR QUE FOI FEITO

Excipientes são substâncias adicionadas às formulações farmacêuticas, e têm a função de garantir a homogeneidade durante o enchimento, facilidade na manipulação, aumento da estabilidade das propriedades biofarmacêuticas dos medicamentos, além de melhorarem as características organolépticas e, assim, a aceitação dos medicamentos pelos pacientes. São utilizados como veículo para princípio ativo

2.2.3. COMO FOI FEITO

 Prepara – se uma ordem de manipulação com todos os compostos utilizados. Então pesamos os princípios ativos. Logo após misturamos e embalamos e rotulamos sendo transferido para o almoxarifado de matéria.  O calculo que se baseia na quantidade de pó por cápsula são: quando menor a cápsula mais excipiente será necessário para preenche - la  usando como base 1g de pó para 10 cápsula pequenas (tamanho 04).

2.2.4. QUAL A APRENDIZAGEM COM ESTA COM ESTA ATIVIDADE

Aprendi que os excipientes são adicionados às formulações para melhorar e possibilitar sua ação terapêutica, melhorando sua eficiência, aumentando a solubilidade, sem alterar a essência do produto final.

2.3. MANIPULAÇÃO DE PÓ

2.3.1. O QUE FOI FEITO

Foi feita a manipulação de pó.

2.3.2. POR QUE FOI FEITO

Por que torna o medicamento ou tratamento mais acessível aos clientes/pacientes, evitando desperdícios de pó tendo um custo menor como também traz eficiência ao produto final, uma vez que tudo é desenvolvido com a dosagem e quantidade específicas.

2.3.3. COMO FOI FEITO

De acordo com a chegada das prescrições medicas o farmacêutico responsável pelo laboratório faz conferência das receitas, observando as dosagens, porcentagens e princípios ativos utilizados na manipulação e em seguida pegamos as matérias- primas requeridas nas prescrições, depois de pesadas são colocadas em um saco plástico onde eu utilizo as próprias mãos para misturá-las e homogeneizá-las, no laboratório há bancadas onde será realizado o processo de encapsulação do pó e esse processo e realizado em tabuleiros, primeiro passo e a montagem da placa, coloquei uma haste de cada lado entre a base e o tampo, preenchi os orifícios da placa encapsuladeira  com as capsulas fechadas e vazias, de acordo com a quantidade solicitada na requisição, observando com atenção o tamanho e a cor da capsula utilizada, removendo manualmente a tampa da capsula (parte menor da capsula), submetendo o pó gradualmente sobre a placa com as capsulas vazias e abertas, espalhamos cuidadosamente com a ajuda da espátula o pó sobre a placa, ate que o conteúdo esteja uniformemente distribuídos sobre as capsulas, batendo a placa sobre a bancada de maneira ritmada para que os pós se acomodem facilmente, após o enchimento, abaixei a haste e recoloquei as tampas (parte superior) das cápsulas e travando as capsulas com os polegares, retirei as capsulas da placa e limpei e em seguida levei as capsulas para a sala  de controle de qualidade  onde primeiramente anotamos o peso da capsula vazia,  depois pesamos a capsula cheia e anotamos e somamos e o resultado e usado como referencia aos valores que obteremos com o peso das próximas capsulas, usamos dez capsulas sempre pesando – as individualmente e esperamos a confirmação da maquina se as capsulas serão aprovadas, e colocamos em potes plásticos e colocamos algodão sobre as capsulas a fim de diminuir o espaço ocupado pelo oxigênio e em seguida rotulamos  a embalagem, se o peso das cápsulas de um medicamento exceder o recomendado o mesmo deverá voltar para manipulação onde será realizada uma nova encapsulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (549.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com