TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando a funcionalidade do processo de comunicação

Artigo: Estudando a funcionalidade do processo de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  173 Visualizações

Para se estudar a funcionalidade do processo de comunicação que e tão utilizada precisamos usar recursos que dão ênfase a intenção que o emissor quer transmitir para que essa mensagem seja compreendida ou se reforce algum tempo linguístico, especifico para composição. Todo texto apresenta varias possibilidades de leitura. A função tem como objetivo levar o leitor, compreender determinado efeito, para determinado objetivo. Dai o fato de enfatizar algum recurso fica a cargo da capacidade criativa do autor ou emissor da mensagem. Portanto, os fatores que sustentam o modelo de comunicação são: O emissor, receptor e o código.

O emissor: ou seja, quem transmite a mensagem, o autor.

O receptor: a quem a mensagem se dirige, o ouvinte.

O código: mensagem que deve ser codificada.

No poema bom conselho de Chico Buarque, o emissor trata-se do autor do poema, Chico Buarque. Já o receptor no caso como não aparece um segundo interlocutor, entende-se que o receptor é o leitor. O código é o poema ou musica escrito na língua portuguesa.

A função usada no poema trata-se da função poética, centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras e suas combinações, linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de musicas e algumas propagandas etc

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com