TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado De Língua Portuguesa

Ensaios: Estágio Supervisionado De Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  7.482 Palavras (30 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE DE AMERICANA

CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS

CLAUDINEI VIEIRA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

AMERICANA

2013.

FACULDADE DE AMERICANA

CURSO DE LETRAS – PORTUGÊS E INGLÊS

CLAUDINEI VIEIRA DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Relatório apresentado à Disciplina de Estágio Supervisionado da Faculdade de Americana como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras.

Orientação: Patrícia Aparecida De Aquino

AMERICANA

2013.

SUMÁRIO

1. DESCRIÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO 4

2. DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS 6

2.1. Dia 15 de agosto de 2013 – 6º ano A (33 alunos) 6

2.2. Dia 22 de setembro de 2013 8

2.3. Dia 29 de agosto de 2013 10

2.4. Dia 05 de setembro de 2013 11

2.5. Dia 12 de setembro de 2013 12

3. ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 13

4. SEQUÊNCIA DIDÁTICA 14

REFERÊNCIAS 20

5. ANEXOS 22

5.1. Anexo 01 22

5.2. Anexo 02 23

5.3. Anexo 03 24

5.4. Anexo 04 25

5.5. Anexo 05 26

5.6. Anexo 06 27

5.7. Anexo 07 28

5.8. Anexo 08 29

INTRODUÇÃO

A formação de um professor perpassa as discussões teóricas e filosóficas dos bancos universitários, pois não há como obter uma formação coerente com a necessidade das unidades escolares, sem que se tenha uma interação com as mesmas. Desta forma, o que se apresenta aqui, é o resultado de uma observação realizada em sala de aula, com a intenção de assimilar teoria e prática, pois não é possível que ambas sejam concebidas em separado, já que uma complementa a outra.

Este momento é imprescindível pra o fazer-se educador, pois nos permite uma aproximação com a realidade que iremos vivenciar ao finalizarmos nossa graduação. Realidade essa que, somente visitando é possível conceber sua real essência.

Esta observação foi realizada em uma escola estadual de educação básica no fundamental II e Ensino Médio, focando a prática da observação nos 6ºs e 7ºs anos, compreendendo alunos na faixa etária de 11 e 12 anos, respectivamente.

O que objetivou essa observação, fora a necessidade de se cumprir uma exigência do MEC (Ministério da educação e da Cultura), para que seja conferido o Diploma ao final do curso, e também, a constatação de como é aplicada, em sala de aula, as orientações, tanto pedagógicas quanto legislativa no que tange a educação escolar.

A observação foi realizada em dias alternados, de acordo com a disponibilidade da escola e também do observador. Sempre realizando os devidos registros para que fosse possível a análise ao final do mesmo, ao que se procede agora, a construção deste relatório, a ser entregue para avaliação e aprovação.

Este relatório está dividido em capítulos, no primeiro capítulo é feita a descrição da unidade escolar em que se realizou a observação; no segundo capítulo é feita a descrição e análise crítica das aulas; no terceiro capítulo é feita uma análise do material didático usado nas aulas em que se deu a observação; no quarto capítulo foram analisados os critérios utilizados para avaliação; no quinto capítulo é apresentada uma sequência didática em conformidade a uma das atividades utilizada pela professora nas aulas observadas; e finalmente o sexto capítulo, o qual traz as considerações finais em decorrência das observações realizadas.

1. DESCRIÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

A Escola Estadual Profª. Olympia Barth de Oliveira, localizada no município de Americana, cito a rua Itapemirim, nº 149. Jardim Ipiranga, mantida pelo poder público estadual, subordinada à SEE-SP - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, à CEI - Coordenadoria de Ensino do Interior e à DERA - Diretoria de Ensino - Região de Americana, foi instalada em 28 de março de 1968, sob ato de 26 publicado no D.O.E. de 27/03/68. Atende nas esferas de Ensino Fundamental I e II, sob Resolução SE nº 23/76, publicada em 28/01/76, e Ensino Médio, sob Resolução SE nº 22 de 27/09/88, publicada no D.O.E. de 28/09/87.

A escola oferece uma série de projetos visando contribuir da melhor forma possível com a formação, não só cognitiva, mas também social e cultural de seus alunos. Dentre esses projetos estão: Escola da Família (Atividades diversas, desenvolvidas aos sábados e domingos, contando com alunos universitários que têm como incentivo uma bolsa de 100% para sua graduação); Acessa Escola (sala de informática com acesso a internet, tendo como monitores, alunos da própria escola, que recebem um valor a título de bolsa também); Olimpíada de Matemática (os alunos participam de uma espécie de torneio envolvendo conhecimentos matemáticos, podendo chegar a participar em âmbito estadual e nacional); Mostra Cultural - Leitura em Ação (trabalhos que os alunos preparam e apresentam, como teatro, música etc.); Vale Sonhar - Jogos e Dinâmica (desenvolvido com o objetivo de escolha de carreira profissional - alunos do ensino médio). Ha também projetos envolvendo passeios pedagógicos, como Visita ao Museu de Língua Portuguesa; Visitas a centros Históricos de Americana;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com