TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Por:   •  21/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  7.510 Palavras (31 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        8

4        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        8

5        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        10

6        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        14

7        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        18

8        PLANO DE ENSINO        24

9        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        45

REFERÊNCIAS        47



INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no Colégio Olavo Bilac, na cidade de Aracaju sendo o mesmo realizado no 22/02/2016 dia até o dia 08/06/2016, no período noturno, em turmas do Ensino Médio do 1º ao 3º ano, sendo as aulas observadas e a regência no 1º ano “A” que em ambos os períodos e turmas foram trabalhadas atividades inerentes à disciplina de Língua Portuguesa pelo aluno estagiário do curso de Letras da Universidade Anhanguera – Centro de Educação a Distância. Foram então desenvolvidas atividades de observação, interação e regência da rotina escolar docente e discente, o estágio colaborou em maior parte no auxílio às atividades correlatas às práticas de interação e regência que depois de efetuadas somou ao discente um profundo senso crítico ao observar e aplicar os métodos já estudados e que fora de grande relevância para a execução deste trabalho.  O estágio, rico em experiências foi de grande aproveitamento no aprimoramento dos métodos educacionais no processo ensino-aprendizagem, para que se alcançasse tal êxito positivo e satisfatório.

Portanto, faz-se necessário que a educação seja levada a sério e que a teoria e a prática caminhem juntas em favor de possibilitar a compreensão do aluno e que esta educação tenha efeito significativo em sua vida.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Colégio Estadual Olavo Bilac, situado na rua Sarg. Brasiliano, S/N - Santos Dumont, Aracaju.  Na execução do estágio supervisionado foram realizadas atividades didáticas envolvendo a disciplina Língua Portuguesa, nas turmas da 1ª, 2 ª e 3ª Série do ensino médio do turno noturno no período de   fevereiro a 08 de junho de 2016 somando as 19 horas de trabalho em campo, sob o acompanhamento da supervisor  Ednilson Pereira.  

O percurso da regência no Estágio Supervisionado iniciou-se com a troca de informações com o professor referente a realidade trabalhada, sendo necessária a preparação e organização das atividades a serem desenvolvidas. Esta fase de planejamento permitiu a elaboração de estratégias diferenciadas dos conteúdos.

O processo de planejamento exigiu sistematização através da ordem e progressão de dados, mas por outra parte, permitiu-se experimentar as idéias compartilhadas, estabelecendo de forma personalizada a relação do conhecimento adquirido na universidade. Também outros fatores de aprendizagem estiveram presentes na hora de planejar: O saber pedagógico, o saber prever situações e o saber prever relações de espaço e tempo.

Durante a prática de regência foram ministrados os conteúdos: Elementos da comunicação; fonemas e letra; Dígrafos. As aulas foram elaboradas através de conversas informais, onde se verificava o nível de conhecimentos prévio, Exposição dos assuntos. As metodologias utilizadas foram variadas, o que contribuiu para a minimização da visão de aulas difíceis, utilização do quadro, troca de conhecimentos com alunos, resolução de atividades escrita e oral, leitura e debates.

Foi utilizada uma avaliação continua das várias habilidades desenvolvidas pelos alunos, considerando as diferenças individuais e o desempenho dos mesmos no processo de concretização do estágio. Em consequência foram obtidos resultados positivos com a maioria dos educandos e uma prática que confirmou a importância do compromisso educacional, uma vez que muitos problemas enfrentados pela educação representam um desafio para um docente profissional.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O relatório apresentado no final do estagio é muito importante por que têm variedades de gêneros; onde destacamos os planos de aula, diário, atividades realizadas em sala de aula com os alunos entrevistam com o professor, textos, poesias, musicas. Dessa forma a partir da análise documental dos relatórios finais, produzidos pelos professores em formação, os autores se propõem a investigar o processo de formação do professor e a construção de objetos de ensino, em disciplinas de estágio supervisionado de ensino de língua materna.

O texto lido discorre a respeito dos componentes do relatório final. Os autores nos chama a atenção do fato de alguns relatórios não apresentarem a bibliografia correta, isto é, a divergências entre o material que foi consultado para a elaboração do trabalho e o que é descrito nas referências bibliográficas.

Outro ponto abordado no texto é a importância do cronograma. O planejamento de pesquisa onde consta o tempo necessário para a pesquisa, esse cronograma é o acompanhamento do que vai acontecer durante o período de realização do estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (342.5 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com