TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa

Por:   •  7/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

1. Dados do(a) Aluno(a)

Dados Gerais

Nome

Pedro Henrique de Arêdes

RGM

14253216

Curso

Letras Português – Inglês (Licenciatura)

Instituição

E. E. Cel. Francisco Gomes Campos

Disciplina

Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa

Ano/semestre de realização de estágio

2017/1

         

2. Introdução:

 Nos dias atuais, a educação é considerada como uma das moires influências para o desenvolvimento, e como consequência desse progresso é evidente o avanço do país em todos os aspectos. O Estágio Curricular Supervisionado tem um significado indispensável no desenvolvimento do ensino-aprendizagem de docentes, pois, vivenciar a realidade do professor em sala de aula com os alunos é que, o futuro educador compreenderá as experiências necessárias para exercer sua formação acadêmica. Desse modo, a observação é um instrumento que nos permite analisar as mudanças que vem ocorrendo em contato com a realidade sociocultural e escolar. É o momento de compartilhar diversas situações do contexto escolar: o trabalho em sala de aula; a interação entre professor e aluno; a metodologia e os recursos utilizados pelos professores. O estágio oportuniza aprender a observar, identificar e questionar os problemas, a buscar informações, trocar experiências e a relacionar seu objeto de estudo com o cotidiano do seu trabalho.

 3. Caracterização da Escola

A Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos está localizada no distrito de Itamuri, zona rural da cidade de Muriaé, Minas Gerais. É uma instituição de ensino pública e está vinculada à 23ª Secretaria Regional de Ensino do Estado de Minas Gerais com sede na mesma cidade em que se situa a escola. As modalidades de ensino ofertadas são o Ensino Fundamental I (anos iniciais, 1º ao 5º ano), Ensino funda mental II (anos finais, 6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano), para os níveis Regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 A escola ainda em questão, usufrui de oito salas de aula, um laboratório de informática, uma quadra poliesportiva, biblioteca, almoxarifado com recursos de multimídia, três banheiros, uma sala para supervisão e professores, secretaria e diretoria.  As salas de aula são arejadas, com três ou quatro janelas, dois ventiladores, mobilhas novas de carteiras, lousas adaptadas para o uso de pincel tônico e um quadro à parte direcionado aos trabalhos feitos pelos alunos. Uma delas é usada como sala de recursos, direcionada à crianças e jovens com laudos de déficits de aprendizagem e necessidades especiais. O laboratório de informática possui mais de vinte computadores, alguns com problemas e fones de ouvidos estragados. A quadra poliesportiva é coberta, porém possui um espaço inferior ao necessário para práticas físicas, esportivas e de projetos. A biblioteca possui bons exemplares da literatura e um espaço direcionado à leitura, mas com uma pequena oferta de obras e exemplares. O almoxarifado possui um grande número de recursos de multimídia como televisão, aparelhos de DVD, cabos de áudio e vídeo, notebooks e aparelho data show, onde grande parte não funciona ou deixa a desejar em seu uso. Os banheiros e a cozinha são sempre conservados limpos e organizados. A sala reservada para a supervisão e professores possui um espaço considerado razoável para que ambos a usem. A secretaria e a diretoria contam com um arquivo organizado, computadores modernos, máquinas de xérox novas e impressoras em bom estado e uma delimitação apropriada.

  4.  Perfil dos Professores

Neste estágio foram realizadas 203 horas nos 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, e nos 1º ao 3º anos do Ensino Médio.

Foi acompanhado 03 professores.

Os dados sobre o perfil de cada professor estão no quadro abaixo:

Professor (a)

Ano

que atua

Formação

Tempo de
docência

Tempo de trabalho

nesta escola

Denilza de Paula Pereira Cidrini

6º ano

Licenciatura Plena em Letras

6 anos

Primeiro ano

Luciane Aparecida de Souza

7º, 8º, 9º e 2º anos

Licenciatura Plena em Letras

4 anos

Primeiro ano

Roseclea Silva Dias Ribeiro

1º e 3º anos.

Licenciatura Plena em Letras

5 anos

Primeiro ano

5. A prática pedagógica do (s) professor (es):

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos. A seguir, cada professor acompanhado é identificado, e são descritas algumas destas práticas, que foram mais significativas ou frequentes nas observações realizadas.

Professor (a): Denilza

Ano: 6º

Ao observar a prática pedagógica do professor acompanhado, pudemos perceber que o mesmo utiliza como prática: uma didática em que a docência se torna importante no processo de aperfeiçoamento profissional e que contribui para o desenvolvimento de métodos que envolva o aluno no processo ensino-aprendizagem, para que o mesmo possa refletir em sua vida.

No que diz respeito às observações, às aulas e ao professor, de um modo geral, podemos destacar os seguintes pontos: As aulas se baseiam teoricamente no uso do livro didático (Nossas Palavras) onde se trabalhou atividades relacionadas à leitura e a escrita e utilizou atividades impressas elaboradas pela professora com finalidade de retomar e fixar o conteúdo repassado. Ela ainda faz o uso de exercícios complementares seguidos da correção nos cadernos. Na sala de aula, a mesma se mostra comprometida com o ensino e se empenha para desenvolver as atividades de acordo com a realidade dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (141.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com