TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LÍNGUA PORTUGUESA II

Por:   •  6/8/2018  •  Monografia  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 4

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 2]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

 MARCOS FERNANDO PIRES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DA LÍNGUA PORTUGUESA II

APUCARANA

ANO

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ[pic 3]

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

MARCOS FERNANDO PIRES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 DA LÍNGUA PORTUGUESA II

 

Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado da Língua Portuguesa II.

APUCARANA

2018[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        4

2 ANÁLISE CRÍTICA DOS PCN’S (LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO MÉDIO)        5

3 OBSERVAÇÃO        6

4 REGÊNCIA        7

4 Considerações finais        8

6 REFERÊNCIAS        9

7 APÊNDICES        10

1 INTRODUÇÃO[pic 7]

Neste relatório irei expor a minha vivência e experiência no estágio supervisionado de Língua Portuguesa II, que foi realizado no Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt. Onde pude realizar minhas observações e posterior regência na turma do 1º ano.

As atividades que foram desenvolvidas no estágio se basearam em observações e regência. Lá, tive a incrível experiência de viver a realidade, o dia-a-dia de um professor. Pude fazer uma fusão entre a teoria e a prática.

O relatório está dividido em análise crítica dos PCN’S; observação; regência; considerações finais; referências; e apêndices.

2 ANÁLISE CRÍTICA DOS PCN’S (LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO MÉDIO)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S) tem como objetivo principal, a formação de pessoas críticas, que sejam capazes de expressar e comunicar suas ideias da forma mais clara e objetiva possível.

Eles definem a promovem uma educação igualitária por todos o País, sem deixar de lado a identidade de cada região. Os PCN’S contêm instruções que orientam o conteúdo a ser lecionado, mas é a escola que define como e quais assuntos discutir sempre levando em conta a realidade social e promoção do desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.

Para facilitar o projeto de ensino, criaram-se três grandes áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

A proposta dos PCN’S, é ótima. Porém, esbarra em materiais didáticos fora do contextos e realidade da vida dos alunos.

3 OBSERVAÇÃO

Conforme previsto no planejamento de estágio, a observação durou 12 aulas. Meu estágio foi realizado no Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt.

Ao chegar à sala de aula, a professora me apresentou como estagiário e futuro professor. Informou aos alunos que por um curto período estaria observando as aulas por ela ministradas.

Me apresentei para a turma, falei que era estudante do curso de letras e que estava ali para ter contato com a realidade de um professor em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (255.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com