TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES ECONÔMICOS QUE CONTRIBUEM PARA A MIGRAÇÃO

Por:   •  17/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

FATORES ECONOMICOS QUE CONTRIBUEM PARA A MIGRAÇÃO

    Migrante é qualquer pessoa que se desloca dentro de um espaço geográfico; subdividindo-se em externas e internas, podendo ocorrer por diversos fatores, como econômicos, culturais, políticos, naturais e entre outros.

As migrações externas englobam:

  • Imigração- Que é caracterizada pela entrada de indivíduos em outro país.
  • Emigração- Caracterizada pela saída de indivíduos de seu país de origem para se estabelecerem em outro.

Já as internas englobam:

  • Êxodo rural- Deslocamento da população da zona rural para a cidade.
  • Migração Urbano-Rural- Deslocamento da população da cidade para a zona rural.
  • Migração Urbano-Urbana- Deslocamento de indivíduos que mudam de uma cidade para a outra.
  • Migração Pendular- É caracterizado pela mudança diária de indivíduos de uma cidade para outra.
  • Migração Sazonal- É o deslocamento temporário de indivíduos da sua cidade para outra, por circunstâncias das estações do ano.

    Os fatores econômicos são os principais responsáveis pelas migrações no território brasileiro, e podemos perceber até mesmo olhando o passado, durante o período colonial, com o ciclo da cana de açúcar e do ouro, que deslocaram uma grande quantidade de pessoas, o que nos favoreceu se tratando da intensificação da urbanização.

    Graças a esses eventos, a região sudeste brasileira se tornou um grande polo de atração de migrantes, que em sua maioria buscavam uma melhor qualidade de vida. Porém com a década de 70, com a descentralização das atividades industriais, essa migração apresentou uma significativa queda.

  A maior e mais provável razão que contribui para a migração é o resultado da diferença de desenvolvimento socioeconómico entre países ou entre regiões. Quase sempre, nestes casos, os indivíduos migram porque querem assegurar noutros locais um melhor nível de vida, onde os salários são mais elevados, as condições de trabalho menos pesadas, onde a assistência social é mais eficaz, enfim, vão para onde pensam ir encontrar uma vida mais agradável. O que, diga-se de passagem, nem sempre acontece.

    Por exemplo, ir trabalhar para a Alemanha, pois dum modo geral, os salários lá, são mais elevados, outro belo exemplo dessa situação é a crise na Venezuela, o número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu 22.122% nos últimos três anos, revelam dados divulgados pela Polícia Federal no estado. Só no ano de 2016, mais de 2 mil venezuelanos foram à sede da PF em Boa Vista para pedir a condição de refúgio. Esse crescimento coincidiu com a crise que afetou o cotidiano dos Venezuelanos nos diversos níveis; o aumento do desemprego, o que resultou no surgimento de movimentos sociais que visam à mudança econômica e modelo produtivo, bem como questionar o sistema político e exigindo uma renovação democrática.

ANA LETICIA Nº03

BEATRIZ MARQUES Nº05

CAUANNE RAYSSA N°06

GIOVANA SOARES Nº10

MARIANA CAROLINE N°26

THAINA GEOVANA Nº37

VITÓRIA ELEN Nº39

ATUALIDADES

[pic 1]

MACEIÓ-AL

2017

UNIDADE INTEGRADA SESI-SENAI/EBEP

CARLOS GUIDO FERRARIO LOBO

ATUALIDADES

MACEIÓ-AL

2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com