TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento As Quatro Práticas Do Ensino Da Lingua Portuguesa

Exames: Fichamento As Quatro Práticas Do Ensino Da Lingua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 3

Texto nº 1

As Quatro práticas do ensino da Língua Portuguesa

• No exercício pedagógico- assim com em outras áreas- é muito comum verificarmos que se faz presente certo embate entre teoria e prática.

• Expressões revelam uma compreensão de que teoria e prática são áreas autônomas, independentes uma da outra. Tal compreensão provavelmente se origina da frustração dos professores em situações em que a teoria não orientou devidamente a atividade prática e, por conseqüência, não se obteve resultado esperado.

• Há formulações teóricas descabidas, bem intencionadas, mas inadequadas, bem direcionadas, mas incompletas. Enfim, algo que alguém produz como teoria não necessariamente dará conta das situações práticas. De todo modo, é essa a função da teoria: analisar exaustivamente os objetos práticas, apreendê-los nos seus elementos e relações mais relevantes e formulá-los teoricamente, para que outros sujeitos não precisem- necessariamente- passar pela experiência empírica de realizar mesmo percurso de descoberta de um determinado caminho.

• Toda teoria é “formulação teórica sobre uma experiência prática” que visa orientar a atividade prática de outros sujeitos. Por isso pode-se dizer a expressão: a relação prática- teoria- prática.

• Toda elaboração teórica tem a prática como ponto de partida. A prática, por sua vez, tanto pode realizar-se por descoberta empírica, sem a orientação da teoria, como pode apoiar-se na teoria e, desse modo, evitar problemas que já foram resolvidos por outro sujeito.

• As condições práticas nem sempre são as mesmas, sofrem variações e, às vezes, transformações profundas.

• Uma importante preocupação do professor é conhecer bem (teoria e praticamente) cada objeto do processo de ensino-aprendizagem e dele extrair o objetivo e a orientação prática necessários à realização exitosa desse processo.

• O objetivo do ensino da língua é propiciar ao aluno, o domínio mais amplo e rico da linguagem verbal, como um recurso fundamental de interação humana. Uma vez que o uso da linguagem verbal realiza- se na forma de discursos, cuja unidade material denominados de “texto”, tal objetivo implica promover a capacidade do aluno em elaborar textos de qualidade- seja na modalidade oral, seja na escrita- explorando ao máximo os recursos lingüísticos para atingir seu intento comunicacional em diferentes contextos.

• Para trabalhar com o texto desde o inicio do processo de aquisição da escrita até as séries finais da Educação Básica, propõe- se o desenvolvimento articulado de quatro práticas, a saber: leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise lingüística de textos e, finalmente, atividades especificas de sistematização de conteúdos especifico.

• Por meio de repetição sistemática dessas quatro práticas é possível desenvolver qualquer conteúdo do ensino da língua.

• No caso da leitura e interpretação (lembrando que se faz, também interpretação de textos, orais), bem como da produção de textos ( orais e escritos), a variação pode se dar pela escolha e proposição de diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com