TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme - O Novo Mundo

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

I Novo Mundo

-A Ilha Brasil

Ao longo dos milênios a Costa do Atlântico foi percorridas por varias tribos indígenas, que viviam disputando pontos ecológicos e que viviam mudando de lugar.

Os índios de fala Tupi, bom guerreiros, se instalavam em toda Costa do Atlântico, tanto a beira-mar e também subindo os principais rios, assim se denominou a Ilha Brasil, que não era uma nação, pois eles não sabiam o quão grande e dominadores eram, eles eram apenas povos indígenas, que quando cresciam se dividiam e logo se desconheciam e brigavam entre si.

-A Matriz Tupi

Os povos indígenas encontrados no litoral eram principalmente Tupis, somavam mais ou menos um milhão de índios, dívidas em varias tribos.

Os povos tupis davam os primeiros passos da revolução agrícola, se desenvolviam por caminhos próprios juto com outros povos da floresta tropical que haviam domesticados varias plantas. Eles cultivavam a mandioca, o milho, bata-doce, cará, feijão e varias outras árvores frutíferas, para isso foi preciso que eles derrubassem varias árvores, eles muitas vezes limpavam os terrenos com queimadas.

Com a agricultura eles asseguravam fortunas alimentares durante todo o ano. Haviam alguns sítios privilegiados no qual a pesca e a caça eram abundantes. Nesses locais que eram ricos, na Costa Marítima, as aldeias chegavam a ter três mil pessoas.

Apesar de língua e cultura iguais, eles se dividiam e mostravam outros grupos autônomos, eles acabavam se afastando uma das outras e tonavam-se hostis, por isso tiveram varias guerras. Cada tribo tupi vivia em guerra permanente com as demais tribos que viviam em seu território.

-Gótico e Barroco

Havia dois tipos de colonização que foram inaugurados no Norte e no Sul do Novo Mundo.

Os Góticos eram pessoas frias e nórdicas. Para eles os índios eram um detalhe, que sujavam a paisagem, e para Europerizar, eles deviam se livrar dos índios, os índios que fossem para qualquer lugar, fossem viver longe, onde quisessem, mas longe.

Os Barrocos eram gente Ibérica, mestiça, se mesclavam com os índios. Mas não reconheciam seus direitos, a não se o de se multiplicar em mais braços, postos a seu serviço.

Eram povos distintos. Um é a tolerância soberba e orgulhos, que se veem diferentes dos outros e querem continuar assim. O outro era a tolerância opressiva, de quem quer conviver reinando sobre os outros.

-Atualização Histórica

A sociedade Colonial atuava como civilizadora europeia, em versão portuguesa. Era uma sociedade dividida em condição rural e urbana, com cultura erudita e letrada, integrado na economia de âmbito internacional que a navegação possibilitava.

Essa posição não representava a ascensão das sociedades indígenas originais da sua condição tribal a de uma civilização urbana e dividida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com