TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia Da Lingua Portuguesa

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos E Metodologia Da Lingua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 8

NOME – Josieli Dos Santos RA: 406197

NOME – Jaqueline Cristina D. R. Da Cunha RA: 415421

NOME –Thais Fernanada Kock Costa RA: 425734

NOME –Fabiana Dias Dos Santos Stacul RA: 439704

NOME – Kemely Naira Lopes RA: 7982714573

FUNDAMENTOS FILOSOFICO DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR EAD: Ma. Mariciane Mores Nunes

TUTOR PRESENCIAL: Giovana Fronzin De Souza

Eldorado/M.S

24/09/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................1

A NATUREZA DA FILOSOFIA E SEUS ENSINOS................2

A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI........................................3,4

A INOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM A INDUUSTRIA

CULTURAL..........................................................................4,5,6

PIERRE BOURDIEU E O SISTEMA EDUCACIONAL NO

BRASIL....................................................................................6,7

CONCLUSÃO.............................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA.........................................9

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Introdução

Filosofia da educação pode se referir a qualquer campo do acadêmico de filosofia aplicada a um de quaisquer filosofias educacionais que promovam um tipo especifica ou visão de educação, que examina e define o objetivo e significado da educação. Relacionados à existência do conhecimento a verdade aos valores morais estéticos, a mente é a linguagem ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações entre sai métodos, estão a argumentação lógicas.

1

A NATUREZA DA FILOSOFIA E SEUS ENSINOS

A filosofia da educação pode ser tanto a filosofia, do processo de educação ou a filosofia da disciplina de educação que pode ser parte da disciplina no sentido de se preocupar com os objetivos, as formas, métodos ou resultados do processos de educar e ser educado, ou pode ser no sentido de preocupar com os conceitos, objetivos e métodos da disciplina com, tal é tanto parte do campo da educação e um campo da filosofia aplicada, da essência das coisas ,conhecimentos das causas primeiras e dos primeiros princípios.

Epistemologia, axiologia e as abordagens filosóficas (especulativo, prescritiva ou analisa) para tratar de questões e sobre pedagogia, política educacional e currículo, bem como o processo e aprendizagem, para citar alguns. Por exemplo, ele pode estudar o que constitui criação e educação, os valores e normas revelaram através de práticas educativas e educacionais, os limites e legitimação da educação como uma disciplina acadêmica bem quanto à relação entre teoria educacional e prática.

A filosofia da educação também pode ser entendida não como uma disciplina acadêmica, mas como uma normativa teoria educacional que unifica pedagogia, currículo, teoria de aprendizagem, e o propósito de educação e esta fundamentada em pressupostos específicos metafísica, epistemológica e axiológica. Estas teorias também são chamadas de filosofias educacionais.

A filosofia atual moldada a partir das idéias de vários pensadores, entre eles Aristóteles Kant que defendem suas próprias idéias e procuram eventualmente refinar; ou melhor, as idéias dos seus antecessores. Aristóteles considerava a natureza humana, hábito e razões de serem forças igualmente importantes e serem cultivados na educação. Assim por exemplo considerou a repetição para ser um instrumento fundamental para

2

desenvolver bons hábitos. Aristóteles deu uma grande ênfase a equilibrar os aspectos teóricos e práticos de temas ensinados. Em varias ocasiões os filósofos deixaram a religião de lado, pois acreditaram mais nas ciências que no misticismo. Pensadores gregos começaram a especular sobre a natureza do universo. Não convencido com as explicaras religiosas, eles acreditavam que através da observação e raciocínio claro, eles podem ser capazes de encontrar explicações naturais ao invés de sobrenatural para o funcionamento do mundo.

Alguns pensadores gregos escreveram que nada poderia ser conhecido com certeza, porque tudo muda ao longo do tempo. Outros escreveram que nada muda, só existe uma realidade infinita, eterna e indivisível, apesar de nossos sentidos nos presenteando com a ilusão de um mundo em mudanças.

A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Ha uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com educação de qualidade. Ensino, educação, são conceitos diferentes. A força alem de ensinar é ajudar a integrar o ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visa de totalidade.

Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual, emocional, profissional. Temos o ensino de qualidade envolvendo uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infraestrutura adequada, atualizados, confortável, tecnologia acessíveis, rápidas e renovadoras.

A sala de aula do futuro terá alunos motivados, preparados intelectualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com