TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia De Lingua Portuguesa

Casos: Fundamentos E Metodologia De Lingua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  5.787 Palavras (24 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 24

Uniderp Interativa – Polo Corumbá MS

P E D A G O G I A

Ana Paula Ortega RA: 355937

Renata Cepa RA: 369180

Jackelyne Ojeda – RA: 372257

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Professor EAD: Professora Rosemeire Farias

Professora Presencial: Jucilene Ruiz

Corumbá, 19 de Novembro de 2013.

INTRODUÇÃO

A finalidade do trabalho é de destacar a importância do professor trabalhar com maior freqüência a oralidade com seus alunos. Realizar leituras individuais, compartilhadas, enfim, que ele (o professor) descubra uma maneira de fazer com que as crianças vejam a importância de trabalhar a leitura e seus diversos gêneros textuais dentro da sala de aula.

É destacada também a importância do trabalho de leitura e escrita de textos no processo de alfabetização. De fato, não mais se admite pensar em alfabetização como simples aquisição de um código de tradução e produção de sinais gráficos. A literatura acadêmica tem respaldado uma mudança de enfoque no que se refere aos modos de ensinar a leitura e a escrita, recomendando uma integração, desde as fases iniciais, entre atividades de reflexão acerca do sistema de escrita alfabético e o contato intenso com a produção e leitura de textos diversificados.

No entanto, a passagem entre o que se defende enquanto princípios e concepções e o fazer efetivo em sala de aula não ocorre de forma automática. A sala de aula é, portanto, o foco deste trabalho, que foi pensado a partir da crença de que é somente fazendo e refletindo sobre o que é feito lá que poderemos avançar nessa passagem.

RELEMBRANDO COMO FOI A ALFABETIZAÇÃO DA EQUIPE

Relembrando como foi o processo de alfabetização da equipe, todos foram alfabetizados na 1° série com cartilha, ninguém foi alfabetizado antes de entrar na escola. A nossa alfabetização ocorreu assim que entramos no primeiro ano de escola. Não houve nenhum contato com adulto ou criança mais velha, para o nosso processo de alfabetização, só com a professora mesmo. Todos tiveram uma ótima recordação sobre o processo, e isso tornou o nosso desenvolvimento como alfabetizados como um grande sucesso. Compartilhando as ideias marcantes, sentimentos e emoções no processo de alfabetização. Era usada na época uma cartilha que carregávamos com muito carinho devido a varias histórias que nos encantava, que achávamos o máximo. E nela continha histórias que ficarão marcadas para sempre, e lembro-me de uma até hoje a da macaquinha mimi da família da letra “M”. Adorávamos quando a professora juntava a consoante com a vogal e cantava uma musiquinha das famílias das silabas como, ela lia com a turma parecia um coral, por exemplo: t com a = ta, t com e = te, t com i = ti, t com o = to, t com u = tu, e depois cantava ta-te-ti-to tu repetindo 3 vezes. Nunca vamos nos esquecer de como foi bom ser alfabetizados de forma paciente e dinâmica.

ESTAR ALFABETIZADO É...

Estar alfabetizado é saber ler e escrever. Saber decodificar sons em grafemas e escrita em fonemas. (Ana Paula Ortega).

Estar alfabetizado é poder ler escrever interpretar, tendo domínio para saber utilizá-los, não somente quando estamos em ambiente escolar, mas também em nosso dia a dia. (Jackelyne Ojeda da Silva).

Estar alfabetizado é ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal. É estar apto a escrever uma carta. É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico. (Renata Cepa)

É se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser.

Portanto, entendo que tanto o letramento, quanto a alfabetização, é essencial a educação, pois são princípios para uma educação de qualidade. O letramento entendo ser, o processo de conhecimento das letras, ou seja, dos símbolos fundamentais de nossa linguagem, sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo (principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo são as informações que, na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas, pois vão se alterando com uma lógica do não poder esperar) . A alfabetização e o letramento, são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo atual.

Na verdade, o processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas. Ao mesmo tempo que vão compreendendo seus significados, vão compreendendo a função da escrita no dia-a-dia: escrever para anotar recados, as compras da feira ou supermercado, para dar notícias a um parente distante, preencher cheques, formulários etc.

Com o tempo nota-se que certas práticas de leitura e escrita já não são suficientes para o sujeito atuar no mundo letrado, pois a complexidade de nossa sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com