TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos E Metodologia De língua Portuguesa

Trabalho Universitário: Fundamentos E Metodologia De língua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 5

Para a elaboração deste trabalho, cada integrante do grupo pesquisou e selecionou as informações sobre os fundamentos da Sociologia da Educação, seguindo os passos de cada etapa, segundo orientações da Atps.

Em seguida nos reunimos para debater o assunto e assim montarmos os relatórios e organizarmos o trabalho, no qual apresentaremos as concepções da Sociologia da Educação e os seus aspectos sociais, políticos, históricos e culturais.

Abordaremos algumas situações cotidianas escolares, em que a Sociologia tem sido empregada, pois a Sociologia auxilia a Pedagogia a estabelecer as devidas conexões entre a sociedade e a Educação.

1ª Etapa: Concepções da Sociologia da Educação

Depois da primeira Revolução Industrial e o crescente uso da imprensa, a sociedade não poderia mais deixar a educação em segundo plano, pois a educação não poderia abranger apenas um setor da sociedade e sim contemplar como um todo.

Nesse momento surge através de um grande pensador francês Auguste Comte, a sociologia, a ciência que explica a dinâmica das sociedades humanas, que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem.

A Sociologia surgiu diante da necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho, para assim ter uma obtenção maior do lucro no trabalho e na produção.

Segundo Comte a educação é dever do Estado, sendo que este deve apresentá-la a toda a sociedade.

Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia naquela época, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia mundial, Comte defende a teoria dos três estágios: Teológico, Metafísico, Positivo.

Para Comte a educação deve conduzir o homem rumo ao estágio Positivo.

Surge então a Educação Positivista que visa a informar o aluno sobre a ordem, isto é, como o mundo funciona, e formar seu caráter. Nessa concepção o aluno é mero reprodutor do conhecimento adquirido em sala de aula, não possuindo uma dialética entre docente e discente.

Temos também o Materialismo Histórico Dialético, que é o estudo da sociedade, considerando a macroestrutura e o fator social como alavanca de mudanças, seja pela luta de classes e pelo domínio do capital e meios de produção.

Deste modo segundo Marx, a Educação não deveria ser vista como um problema individual, mas um problema social. Além disso a prática educativa não deveria servir apenas para formar pessoas, mas também para transformar a sociedade.

Marx defende uma educação vinculada à política, e a proposta político – pedagógica de emancipação do ser humano.

Acontece então a globalização e a introdução das novas tecnologias, e a idéia da construção do conhecimento.

E finalmente surge a pedagogia sócio-histórica crítica, que permite ao aluno receber conteúdos que estão adequados a realidade vivida socialmente por ele. Essa corrente crítico- social procura alcançar uma democratização do conhecimento e do aprendizado, produzindo pessoas politicamente conscientes.

2ª Etapa: Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais.

O filme Entre os muros da escola mostra uma escola pública da periferia da França, onde a mesma retrata as diferenças e a impenetrabilidade dos mundos.

Considerando o professor além de ser educador, onde ele passará por vários conflitos de diferentes aspectos e encontra a forma correta para trabalhar com essa situação. O professor faz com que seus alunos expõem suas idéias, suas opiniões através do diálogo até chegarem num consenso.

Entendemos que ensino, cultura e sociedade estão relacionados e ligados organicamente, pois se partir do pressuposto de que educar é formar e socializar o indivíduo, logo essa educação será de alguém para alguém, é fato que é preciso uma troca de saberes.

É notável que existe uma diversidade interna no sistema de ensino. As escolas e inclusive os professores, dentro delas não são todos iguais. Há variações no modo de organização da escola, nos princípios pedagógicos adotados e também nos critérios de avaliação.

Observa-se também que existe grande diversidade entre os alunos que freqüentam essas escolas, são de famílias distintas, recebem educação diferenciada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com