TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENEROS DE TEXTUAIS

Trabalho Escolar: GENEROS DE TEXTUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

AS DIFERENTES FORMAS DE GENEROS TEXTUAIS.

De acordo com a visão do grupo a concepção de leitura varia conforme a visão do sujeito: língua, texto e sentido.

Ao ler o texto o leitor percebera os sentidos que o autor pretende informar.

O foco no texto leva em conta o sistema estrutural da língua como o sistema de código, o leitor vai identificar, reconhecer, decodificar os sentidos que o autor expressa em seu texto.

A pratica da leitura desperta sentimentos e emoções. A leitura pode ser interpretada de varias maneiras diferentes, baseada em experiências sensoriais como representações e lembranças do autor.

A leitura não é uma simples decodificação, ela mostra a idéia que o autor quer demonstrar como: o conhecimento, a ocasião e o sentimento sobre o assunto do texto ou livro “quanto mais conhecimento o autor tiver mais prazerosa será a leitura”. O autor ira conseguir transmitir suas idéias, emoções e experiência.

Os gêneros textuais variam desde um simples dialogo a uma tese cientifica e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. São diversos os gêneros textuais, o tempo todos,escolhemos diversos deles para diversas praticas sociais, seguindo sempre a necessidade temática,a relação entre os interlocutores e a vontade de apresentar.Enquadram –se também nessas praticas comunicativas:dialogo face a face, bilhete,carta (pessoal,comercial etc), receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piadas, inquérito policial, oficio, requerimento, atas, relatórios, crônica, mini conto, fabulas, poesia, anuncio, cartaz, artigo de opinião, artigo de divulgação, bula, telegrama, testamento, propaganda, currículo, diário, anúncios, convites, avisos, programas de auditórios, comedias,ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, leis e noticias.

Hoje, com a cultura eletrônica, surgem novos gêneros textuais e novas formas de comunicação (oral e escrita) como bate papo, on-line(MSN ), blog, twiter(micro blog) orkut, face book, mensagem( celular ).

Poesia- é um gênero que expressa sentimentos do sujeito, ele fala de si próprio e da vazão a emoções.

Propaganda- é um gênero que tem a forma principal de anunciar ou divulgar um produto (ex: novela).

SMS è um gênero vinculado na internet tem como objetivo de mandar um recado, contar uma fofoca, e até mesmo expressar a sensação de quase conforto, de não se sentir incomodado em ter que falar com a pessoa naquele momento e de não incomodá-la ligando. Ela responde quando achar conveniente.

Noticia – è um gênero que tem a função predominante de se dar informações o texto é vinculado em jornal, e também trata de uma produção textual onde o trabalho do autor se evidencia na mobilização de duas formas com posicionais para fazê-las funcionarem simultaneamente superposta uma a outra:um artigo de opinião construídos sob a forma de receita.

Charge – esse gênero é uma forma humorada de criticas zombar de fatos ou situações reais da política de modo geral.Vemos novamente, a concretização do fenômeno da intertextualidade intergêneros: a charge construída sob a forma de problema: o problema a serviço da charge sem contudo altera a função desta.

elementos coesivos

Indicadores de oposição, contraste, adverso

Preposições,conjunções e locuções:

mas, porém, toda via,contudo,entretanto,no entanto,embora, contra, apesar de, não obstante,ao contrário , etc.

Indicadores de causa e conseqüência

Preposições,conjunções e locuções:

porque, visto que, em virtude de, uma vez que, devido a, por motivo de, graças a, sem razão de, em decorrência de, por causa de, etc.

Indicadores de finalidade

Preposições,conjunções e locuções:

afim de, a fim de que, com o intuito de, para, para a, para que, com o objetivo de, etc.

Indicadores de esclarecimento

Preposições,conjunções e locuções:

vale dizer, ou seja, quer dizer, isto é, etc.

Indicadores de proporção

Preposições,conjunções e locuções:

à medida que, à proporção que, ao passo que, tanto quanto, tanto mais, a menos que, etc.

Indicadores de tempo

Preposições,conjunções e locuções:

em pouco tempo, em muito tempo, logo que, assim que, antes que, depois que, quando, de quando em quando, sempre que,etc.

Indicadores de condição

Preposições,conjunções e locuções:

se, caso, contanto que, a não ser que, a menos que, etc.

Indicadores de conclusão

Preposições,conjunções e locuções:

portanto, então, assim, logo, por isso, por conseguinte, pois, de modo que, em vista disso, etc.

http://eliorefecruzlima.blogspot.com.br

Características de Textos: Descritivo, Narrativo e Dissertativo – Argumentativo

Texto Descritivo:

Descrever é caracterizar alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie. Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar" com palavras.

No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) são os verbos de ligação (ser, estar, permanecer, ficar, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as características - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS.

Ex. O pássaro é azul. 1-Caracterizado: pássaro / 2-Caracterizador ou característica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com