TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Casos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  256 Visualizações

Ao assumirmos a responsabilidade de educar através do movimento dançante, importa permitirmos que nossos/as alunos/as “tentem dançar” e que esta tentativa seja prazerosa, adequada às propostas das aulas e dos programas institucionais e às reais necessidades, competências e habilidades dos/as participantes. Acredita-se que esta permissão promova a saúde e a experimentação da emoção, da espontaneidade e da criatividade.

Contudo, para ser eleita como conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física é importante que o/a professor/a valorize a Dança Educação. Por esse motivo foi realizada uma pesquisa com futuros profissionais de Educação Física para se obter informações sobre o nível de importância que dão a esse conteúdo e se o elegerão para o desenvolvimento das suas aulas quando das suas futuras atividades profissionais. Utilizou-se um questionário que foi aplicado para alunos/as de uma turma da disciplina Dança de uma Universidade Particular do Rio de Janeiro. Acredita-se que a dança na escola ou no ambiente escolar pode oferecer para meninos e meninas, homens e mulheres suporte da comunicação e expressão corporal, desenvolver experiências que iniciam espontaneamente evoluindo para atividades formalizadas ou mais elaboradas e contribuir para o resgate da educação e da cultura.

Por derradeiro, entendemos como pressuposto pedagógico a inclusão da dança nos planejamentos das aulas de Educação Física escolar de forma lúdica e natural, valorizando as diferenças, respeitando limites e detectando as capacidades individuais na ação coletiva na certeza de que ‘educar através da dança é acreditar que toda pessoa reserva algo especial’.

PDF

Per

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com