TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Trabalho Universitário: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Esta produção textual se refere a uma pesquisa e ao mesmo tempo uma reflexão a respeito dos gêneros textuais , tendo como foco o gênero textual do agrupamento do narrar e sua possível relação com a linguagem corporal.

Serão produzidos dois textos , sendo que o primeiro abordará os seguintes itens :

• Conceito de gênero textual;

• Gênero textual do agrupamento do narrar;

• Tipos de gênero do narrar;

• Conceito e importância da linguagem corporal para a comunicação do aluno;

• Algumas atividades que explorem a linguagem corporal.

Já o segundo texto apresentará a importância entre a relação da construção de textos do gênero do narrar e a linguagem corporal , apontando também atividades que possam colocar em prática essa relação.

2. TEXTO 1

De acordo com Dicionário Aurélio (1993, p. 534),” texto significa as próprias palavras dum autor ou livro, palavras citadas para demonstrar alguma coisa.”

Em concordância com esta definição podemos afirmar em sentido amplo , que texto designa um enunciado qualquer , oral ou escrito , longo ou breve , antigo ou moderno. Concretiza-se , pois , numa cadeia sintagmática de extensão muito variável , podendo circunscrever-se tanto a um enunciado único ou a uma lexia quanto a um seguimento de grandes proporções. Portanto uma frase , um fragmento de um diálogo , um diálogo , um provérbio , um verso , uma estrofe , um poema , um romance , e até mesmo uma palavra-frase como por exemplo “ Fogo!”

Já o tipo ou gênero textual é o nome dado às formas mais ou menos estáveis com que as pessoas podem se comunicar e interagir . Apesar de irem se alterando com o passar do tempo, essas formas encontram relativa fixação que permite aos homens estabelecerem seus contatos.

No dia a dia , desde que nos levantamos , nós nos comunicamos por meio dessas formas, desse “ tipos “ ou “ gêneros “. Podemos dar-lhes nomes : cumprimento ( Bom dia ) , pergunta ( Não dormiu bem? ) , ordem ( Vá lavar essa cara para vir tomar café ! ) , paquera ou aproximação ( Tudo bem com você? ) , súplica ( Pelo amor de Deus , não fique mandando eu ir lavar o rosto todo dia. ) e assim por diante . Todos esses exemplos fazem parte dos gêneros falados.

Os textos escritos são mais complexos : Carta , receita , bula , notícia esportiva , horóscopo , conto , novela , romance , crônica , resenha , monografia etc. Os tipos não têm fim . Aparecem e podem desaparecer , mudar. Até a metade do século XX a televisão estava apenas se iniciando . As telenovelas , como gênero , apareceram mais tarde.

Os gêneros textuais definem –se principalmente por sua função social. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos , suas propriedades funcionais , estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa. É possível verificar isso nos bilhetes registrados nos posti-its colocados nas geladeiras , passando pelas mensagens eletrônicas , entrevistas ( orais e escritas ), bulas de remédio , orações , cordéis, dissertações , romances , piadas etc.

Dois grandes gêneros textuais parecem ser básicos e originar todos os outros , que seriam partes ou combinações deles : narração e dissertação. As narrações e dissertações apresentam movimentos que pretendem mostrar ou efetuar transformações , mudanças. Um herói derrota um monstro , alguém convence alguém a mudar de hábitos ou a acreditar em algo.

Com relação ao gênero narrativo , o mesmo apresenta uma estrutura com elementos diferenciados de outros textos. Em qualquer narrativa os fatos são contados por um narrador e “ arrumados “ nos lugares e épocas em que as personagens desenvolvam suas ações , suas peripécias. As ações não precisam ser movimentadas , como nas histórias de heróis e bandidos. Podem resumir-se a uma reflexão interior.

Podemos dizer que as narrativas são textos em que há um narrador e a ação das personagens é colocada no tempo e no espaço . Aliás as narrativas são exemplos de como as coisas acontecem na vida e no mundo, ou seja , são simulacros ( modelos artificiais ) das ações humanas. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos , como: quem? , que? , quando? , onde? , por quê? Vejamos a seguir:

- Narrador: é o que narra a história , pode ser onisciente , personagem e observador .

O narrador - onisciente é o mais complexo . Conta a história em 3ª pessoa , mas , às vezes ,permite-se certas intromissões falando na 1ª pessoa. Como o nome revela , ele sabe tudo sobre os personagens e o enredo. Sabe o que se passa no interior dos personagens , conhece suas emoções e seus pensamentos mais íntimos , revela muitas vezes dimensões inconscientes dos personagens : sabe mais deles do que eles mesmos.

O narrador – personagem conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem . Assim , mantém uma relação íntima com os outros elementos da narrativa. A maneira de contar deste narrador é fortemente marcada por características subjetivas , emocionais.

Já o narrador – observador , também chamado objetivo , conta a história de fora dela ,na 3ª pessoa , sem participar da ações , conta como quem observou objetivamente os acontecimentos . tem , assim , distanciamento e neutralidade para narrar a situações e apresentar os personagens com imparcialidade. Conta o que viu , o que vê.

- Tempo : é um determinado momento em que os personagens vivenciam as suas experiências e ações. Pode ser cronológico ( um dia , um mês , dois anos ) ou psicológico ( memória de quem narra , flash-back feito pelo narrador ).

- Espaço: lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

- Enredo : é a trama , o que está envolvido na trama que precisa ser resolvido , e a sua resolução . No desenvolvimento do enredo destacam-se : a apresentação ( estabelecimento de uma situação ) ; a complicação ( etapa do conflito entre as persomagens ) ; o clímax ( momento culminante de tensão ) ; o desfecho ( desenlace ou conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com