TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Casos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Estes gêneros são estruturas que compõe textos, sejam eles orais ou escritos, sendo socialmente reconhecidos, pois mantém muito parecido, com características comuns procura atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações especificas se referindo as diferentes formas de expressão textual. Os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa (...) os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. “Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos”.Varias características marcam os gêneros textuais diante de sua estrutura estilos e composicionais. Gêneros do tipo narrar são marcados pela sua cultura literária ficcional como:Os contos,fábulas lendas,narrativa de aventura, narrativa de ficção científica história engraçadas etç.gêneros textuais normalmente estão associados aos estudos literários,científicos e técnicos diferentes dos tipos textuais,a qual é considerada amais simples de ser estudado,contribuído para ordenar e estabilizar atividades comunicativas no nosso cotidiano.Texto narrativos é gênero literário que dividido em romance conto novela,Crônica ,fabula,parábola ,lenda e outros.Com o objetivo narrativo de contar fatos,fazendo com que este fator sirva de informação e aprendizado,visando sempre o bem –estar do receptor.Entretanto em seqüência o gênero descritivo,com a ação de descrever alguém sendo considerado o ato de narrar porém minuciosamente visando sempre os mínimos detalhes,fazendo um retrato distinto e pessoal de alguém que viu.Para uma boa descrição é necessário que a mesma seja perfeita,pois levaria de acordo com o grau de percepção de cada um,devendo sempre descrever as cores,altura,o comprimento,dimensões,características psicológicas ,tempo clima vegetação entre outros.O gêneros do tipo dissertativo/argumentativo inclui textos que tem como principal característica defesa de idéias de um ponto de vista do escrito,onde para se obter um bom texto dissertativo é necessário manter o mesmo com três partes,sendo que a primeira a introdução em que se apresenta idéias ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente,depois verificamos o desenvolvimento a argumentação que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leitor.

Neste sentido para um processo dinâmico nas series iniciais a linguagem corporal vem como objetivo apresentar possibilidade que a mesma tem para oferecer ao processo de ensino- aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e aluno no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas; a linguagem corporal é uma delas, visando a interação harmoniosa na prática escolar. Todo e qualquer individuo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmição de conhecimento,pois o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.

Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educados, tornado-los mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores. Incluindo o lúdico no seu processo de ensino aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com