TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Ensaios: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

1. SÍNTESE REFLEXIVA

As tranças de Bintou conta a história de uma menina africana chamada Bintou, que sonha em ter tranças grandes e belas como toda mulher Mas, segundo a tradição de sua tribo , as crianças só podem usar tranças ao atingirem a juventude, na infância usam birotes, o que facilita no dia a dia das crianças da tribo. Bintou não se conforma e questiona o porquê de não poder, usar trança. Então, sua avó conta a ela uma história , explicando o porquê das crianças usarem tranças na sua aldeia, a partir daí ela se conforma e a avó enfeita seus cabelos com laços e fitas coloridas deixando a garota bela e orgulhosa.

A leitura desse conto faz uma intertextualidade com o texto científico ”Uma abordagem integrada com a aprendizagem”, diz que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades práticas, integrando experiências científicas a outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões entre estilos diferentes. Ao deixarmos que as crianças percebam conceitos mais complexos, funcionando na realidade de seu mundo familiar, cria-se outro elo significativo de aprendizagem. isso mostra que a criança aprendeu outro conceito importante para o seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando ela não se conforma com o costume da sua tribo e procura respostas para suas questões. Então entra a figura da avó, que com experiência, paciência e amorosidade explica o motivo pelo quais crianças deveriam usar birotes o que proporciona significado na vida de Bintou, que consequentemente se sentiu valorizada e mais importante.

Como já foi comprovado nas experiências científicas, o aprendizado passa de geração a geração e é aperfeiçoado com o tempo. É preciso manter uma ligação entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio a prática pedagógica e educativa. Ao integrarmos experiências científicas com outras Sárea do currículo, ajudamos as crianças a aumentarem seu desempenho mental.

De acordo com o texto Uma abordagem integrada da aprendizagem “A codificação física (formação de vias neuroniais), ocorre a medida que as ideias abstratas são intuitivamente traduzidas em movimentos físicos concretos. O movimento criativo é uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão de conceitos e fortalecer a retenção de informações. A expressão espontânea através do movimento requer a inteligência espacial e a cinestésica –corporal e as inteligências musical e interpessoal.(Pica-1970)

O ensino de forma contextualizada e global dando atenção e respeito à diversidade dos alunos requer atividades didáticas que englobe trabalhos coletivos onde são valorizadas as trocas de conhecimentos e ao mesmo tempo consideradas as especificidades de cada um.

As abordagens integradas promovem conexões entre conceitos visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas e apresenta experiências cientificas integradas com as diferente áreas do currículo com uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho das crianças. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimentos pode ser amplo e de muita diversidade em cada uma de sua melhor atuação, e de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme suas capacidades.

O principal objetivo de aproximações integradas é fazer ligações entre os conceitos, visando o conhecimento total entre as disciplinas, o que possibilita a compreensão e aprofundamento da relação teoria/prática e contribuem para uma formação critica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, e de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um, conforme as suas capacidades e maturidades cognitivas.

Partindo da compreensão que as experiências são carregadas de mensagens e significações, neste sentido podemos dizer que elas são um dos veículos centrais na transmissão das ideologias, cria uma imagem de algo, ao mesmo passo que é produto social e histórico. Assim propõe-se atividades práticas a partir da história de Bintou. Dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Arte e Música, Alfabetização II e Matemática.

O conto“ As tranças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com