TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Artigos Científicos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

1. GÊNEROS TEXTUAIS E LINGUEGEM CORPORAL

Os gêneros textuais, são textos que se realizam por uma razão determinada emuma situação comunicativapara promover uma interaçãoespecífica, são formas de interação e comunicação dos individuos. Trata-se de unidades definidas por seus conteúdos, suas propriedades funcionais, estilo e composição organizados em razão do objetivo que cumprem na situação comunicativa.

Luiz Antônio Marcuschi no artigo "Gêneros textuais: definição e funcionalidade".

Em geral os Gêneros Textuais veem das estruturas que se formam os textos, podem ser tanto escritos quanto orais, ou seja, os gêneros são parte dacomunicação geral do ser humano.

GêneroTextual se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa entre outros, são diferentes formas que compoem o texto, também é levado em consideração a linguagem, a fala também tem gêneros que a compoem, e são percebidos. Também consideramos além dos textos, as falas pois quem utiliza da linguagem usa dos gêneros para se comunicar, podemos observar as cartas pessoais, telefonemas, e-mais, tudo oque esta na sociedade a comunicação que a envolve, toda vez que nos manifestamos oralmente ustilizamos textos, e cada um envolve um gênero textual. Gênerostextuais são textos de qualquer natureza, literários ou não-literários. O termo gênero diz respeito ao que é comum em um conjunto de manifestações linguageiras em textos, ensejando um ar de família reconhecido e reconhecível por uma comunidade.

A narrativa é um dos gêneros textuais mais fecundos por isso tem diversos meios de serem usados, conta uma historia que seja real ou não, quando no caso o narrador dita toda a historia, podendo haver ate uma peça teatral, as narrativas podem ser em, contos, lendas, fabulas, crônicas, poesias, teatral e romances. Observamos alguns tipos de narrativas:

• Romance: tem todo um enredo, onde é um texto longo a ser narrado, tanto de acontecimentos quanto de tempo, tem um nucleo principal, que porem vem acontecendo outros contextos dentro desse único texto

• Conto: é uma narrativa curta, contem poucos personagens, e o tempo a ser narrado é reduzido, ele pode ser ou não real, podendo se tratar de uma fantasia, uma ficção.

• Lenda: Nessa narrativa as fantasias estão ligadas com a realidade dos fatos, onde as historias contadas respeitão os personagens dos locais, envolve o povo e a cultura, e normalmente se fala de persongens conhecidos.

• Fábula: é semelhante ao conto, é longo e como uma estruta textual parecida, a diferença é o objetivo, onde toda fábula veem com um ensinamento, a moral no final.

• Jornalistíco: onde a função é informar, narrar as noticias, os acontecimentos.

5

Esses são os tipos mais comuns de narrativas, podemos notar que são historias, que veem sendo narradas pelo autor, e podem ser ou não reais, de acordo com a realidade, as crenças, a cultura, e envolve um ensinamento, e a fantasia de cada um. Existem de versas formas de narrar, porem essas são as mais conhecidas e mais utilizadas, podendo ser com crianças, adultos, educadores, professores, onde todas as narrativas veem com uma informação util para o ensino-aprendizado.

1.1 Linguagem corporal

A linguagem corporal, veem de um manifesto do corpo, onde a pessoa usa dos movimentos para ‘’falar’’, é uma forma não-verbal de se comunicar, tendo como gestos, postura, olhares, expressões faciais, os principais meios para se comunicar, é o movimento do corpo humano, que fala. Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por CharlesDarwin, onde dizia que os maminferos demostravam suas emoções por expressões faciais.

A linguagem corporal, foi uma das primeiras formas de comunicação entre os seres humanos, e é utilizada ate os dias atuais. Todos nos seres humanos já nascemos com os elementos dessa linguagem, podemos mostrar para um outra pessoa, apenas com os movimentos, olhares, face, se estamos felizes, com medo, com odio, ou seja podemso expressar oque sentimos sem ao menos falra, utilizar o metado verbal, ou escrito, apenas com os movimentos e postura transmitimos isso.

Quando se fala em transmitir informações automaticamente o individuo associa a prática da fala, pois, muitos ainda acreditam que o único meio do docente transferir o conhecimento para o discente seria através da sua fala.

Segundo Bordenave (1982, p. 59):

‘’ (...) A metacomunicação pode ser verbal ou não-verbal, isto é, feita quer com palavras, quer com gestos, olhares, tom de voz. É importante esclarecer como funciona a linguagem corporal e o que cada gesto significa, pois o professor só saberá ensinar se de fato conhecê-los.’’

Para isso o professor deverá sempre exercer sua pesquisa e pratica, para esta sempre a par doque fazer, e conhecer melhor a linguagem corporal, podendo assim trabalhar com aulas criativas, dinâmicas e diferenciadas, utilizadno dessa linguagem, podendo chamar mais atenção dos seus alunos, e aprendendo mais sobre o perfil de cada um, pois nota-se que a linguagem corporal exibe bastante o perfil de cada pessoa, com isso o professor conhecerá melhor seu aluno podendo trabalhar melhor.

A linguagem tem sido de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, através do qual o aluno pode se expressar seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com