TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Casos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de refletir e conhecer as múltiplas formas de linguagem das crianças, especialmente as de seus corpos durante as narrativas que lhes são propostas. As narrativas propostas pelas próprias crianças, entretanto, além de observadas nos mais variados momentos educativos, são reveladas de maneira inusitada, alegre e criativa, principalmente durante suas brincadeiras livres, ou mesmo durante a proposta brincante de construção de estórias.

Os movimentos e as linguagens corporais podem ser gerados, sentidos, demonstrados, experimentados ou reprimidos nas/pelas crianças, e não somente nelas ou por elas, mas também pelo professor enquanto auxiliar de classe. Auxiliando nos vários momentos coletivos de atividades, na organização da sala e dos materiais das crianças, no almoço, na escovação de dentes, etc., na ausência desta – bem como, em outros momentos, como no parque, na hora do sono e nas brincadeiras, construímos narrativas coletivas e outras das próprias crianças.

A análise dos dados coletados aponta para novas e variadas maneiras de narrar e de contar estórias pelas crianças pequenas, mostrando que: “(...) a incorporação, a somatização e o controle imputados ao corpo, não acontecem sem resistências”, (SAYÃO, 2008, p. 96) especialmente se lidamos com os corpos infantis, que denotam nos mais variados momentos, através da oralidade ou, principalmente, através de sua

TEXTO I

Gêneros textuais são textos de qualquer natureza, literários ou não literários. O termo gênero diz respeito ao que é comum (típico) em um conjunto de manifestações linguareiras em textos, ensejando um ar de família reconhecido e reconhecível por uma comunidade.

Gênero textual Narrar: Cultura Literária Ficcional: Mimeses de ação através da criação da intriga no domínio do verossímil. São os Conto de Fadas, fábula, lenda, narrativa de aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, adivinha, piada

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Gênero Textual ou Gênero de Texto se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc.

Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Quanto à forma ou estrutura das sequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Schneuwly e Dolz publicaram um quadro onde as tipologias são cruzadas com os gêneros. Desse quadro é possível deduzir que é tão importante ensinar as tipologias quanto os gêneros. Para os dois autores, há cinco tipologias que é preciso considerar no ensino de língua. Cada uma dessas tipologias é mobilizada pelas pessoas que se comunicam em diferentes gêneros, mas cada gênero exige um maior ou menor domínio de cada uma delas. É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos. Por exemplo, num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.

Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado. Mas o que então pode ser classificado como gênero textual? Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sócio-comunicativas do dia a dia. Assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Vejamos: Nas sociedades modernas, trabalho e obtenção de dinheiro estão intrinsecamente ligados.

Por isso, muitas vezes não percebemos que algumas de nossas atividades cotidianas não remuneradas também são trabalho. Bernard Schneuwly é professor de didática do ensino de língua na Universidade de Genebra, na Suíça, e vem desenvolvendo juntamente com outros professores da mesma universidade (entre eles, Joaquim Dolz) uma série de estudos sobre ensino e aprendizagem de língua. Se desejar saber mais, leia: SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas, In. / tradução e organização ROJO, R.; CORDEIRO, G. S., Gêneros orais e escritos na escola, Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atlas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias eróticas, história de terror ou não, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica.

TEXTO II

A importância entre a relação da construção de textos do gênero do narrar e a linguagem corporal. A importante relação: Narrar, Imaginar e se Movimenta é inseparabilidade linguareira entre corpo, imagem e palavra na Educação Infantil, tem as constatações e as narrações de histórias e estórias - entendendo as primeiras como fatos reais, vividos, e as segundas como ficcionais, inventadas, imaginadas e quais linguagens corporais, gestos e movimentos estas suscitam, inspiram, pretendem e revelam, essencialmente do ponto de vista das crianças pequenas, no campo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com