TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Artigos Científicos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

A linguagem existe a serviço da comunicação e possui função de mediação nas práticas sociais. A mediação entre os homens se faz por intermédio da palavra e a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los se dá por intermédio da linguagem. É muito importante que todo educador conceba a linguagem como um significado amplo e dinâmico que se relaciona plenamente com a participação social. Trabalhar a linguagem em situação de ensino não é ensinar as palavras, mas seus significados culturais e sociais.

Os Gêneros Textuais, formas verbais de ação social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de práticas sociais típicas e em domínios discursivos específicos. Os Gêneros Textuais, como práticas sócio-históricas, se constituem como ações para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

Predizer e interpretar as ações humanas em qualquer contexto discursivo, ordenar e estabilizar as atividades comunicativas cotidianas.

Schneuwly e Dolz (2004:57-61) propõem realizar uma divisão de agrupamentos de gêneros. Essa divisão consiste em organizar os gêneros textuais de acordo com as semelhanças que as situações de produção dos gêneros possuem. Cada gênero necessita de um ensino adaptado, pois apresenta

características distintas. No entanto, os gêneros podem ser agrupados em função de certo número de regularidades lingüísticas. Os agrupamentos de gêneros se dividem em cinco: Narrar, Expor, Argumentar, Instruir e Relatar.

Narrativo: Atas, notícias, peças de teatro, romances, novelas (literárias, de rádio e TV), contos, contos de fadas, fábulas, apólogos, parábolas, mitos, lendas, anedotas, piadas, fofoca, caso, biografia, epopéia, poema heróico, poema burlesco, etc. Podem ser incluídos aqui os gêneros em que há fusão com o tipo dramático: comédia, tragédia, drama, farsa, auto, esquete, ópera, vaudeville, etc.

A linguagem corporal um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas; a linguagem corporal é uma delas. Visando a interação harmoniosa na prática escolar. Todo e qualquer individuo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.

A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo. E o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo, ou táctil, de acordo com a situação.

A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sem com o comportamento físico. Como por exemplo, quando você conversa com uma pessoa você deve saber que não está falando só com a boca dela, mas também com o seu corpo.

A comunicação é uma parte essencial em todos os aspectos da vida diária e é um requisito fundamental para o sucesso nas relações de casais. Muitos dos fracassos a nível sentimental ou social se devem, em muitas ocasiões à pouca capacidade de expressão.

Saber se comunicar de forma correta e eficiente, é básico para evitar erros de interpretação e conseguir expressar a mensagem desejada corretamente para que a pessoa que escutar, entenda a intenção que você deseja comunicar.

Melhorar a comunicação é o primeiro passo para alcançar grandes conquistas. Para isso temos que entender que além das palavras, estão os gestos que as acompanham.

A linguagem não é verbal é, inclusive, mais importante do que o que dizemos com os lábios, pois estes gestos e posturas são os que entregam (ou não) sentimento e validade às nossas expressões verbais. Por exemplo: se você quer que o seu par saiba que você gosta dele (a), não basta com um “Te amo”. Essas palavras têm que estar acompanhadas, pelo menos, de contato visual, porque se você olha para o chão, teto ou pra qualquer outra coisa, você não está dizendo nada.

O ensino na educação infantil tem sua precisão de ser valorizada, visto que obviamente base para qualquer individuo saber se socializar precisa desde então do ensino-aprendizagem, por isso todo e qualquer método usado para transmitir tal conhecimento é de grande relevância para o ensino. E de acordo com Carmo Junior (1995, p. 19) a descoberta da linguagem, a criança encontra sua cultura, sua humanidade física e direta. Seria o primeiro brilho do prazer vivo e vigoroso, da vontade métrica e poética. Neste aspecto o corpo estabelecido no mundo acaba na primeira dança da vida. No sentido de representação todo ser é um artista e todo ato faz sentido. Eis uma noção da subjetividade com a palavra, com as coisas.

É essencial que seja mostrado diversos meio para a criança se expressar na classe, e dentre tantas utilidade, a linguagem corporal é um desses meios de comunicação e que pode ser envolvida para o ensino das crianças, assim sendo, Carmo Junior (1995, p. 19) ainda complementa dizendo que quando negarmos á criança de se expressar através de movimentos, quebrados uma corrente que começa em suas primeiras experiências vividas e forçamos um aprendizado progressivo e latente.

E para enriquecer mais esse pensamento, Nicolau (1986, p. 78) diz que outro meio que tem grande influencia no desenvolvimento da criança é a descontinuidade dos valores infantil, sua forma de viver e de se comunicar e aqueles trabalhos da escola.

A chance de a criança progredir em termo de criticar e transformar só pode ser exercida se a criança for estimulada desde cedo em suas experiências de vida. A linguagem usada em movimento simples e complexa nos gestos faz com que a criança seja e esteja no mundo. Este é o mundo que gesticula que movimenta que permite que cada criança pesquise formas e imitá-lo para aprender a viver. Desta forma como estudioso Foucault afirma que o comando na educação não se firma apenas em ensinar ou impor uma série de gestos definidos; coloca melhor a ligação entre gestos e atitude global do corpo, que a sua condição.

A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque todas em qualquer instrumento que venha somar com método do ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com