TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Casos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

GENEROS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho versa sobre gêneros textuais do grupo narrar e sobre linguagel corporal, assim definindo o que é genero textual, genero textual do agrupamento narrar, tipos de generos textuais, importancia da linguagem paa comunicação do aluno e tipos de atividades que podem ser exploradas na linguagem corporal.

Para uma melhor qualidade de vida em sociedade, para falarmos e escrevermos de forma eficiente e adequada, devemos estar em contato constante e efetivo com os mais variados tipos de mensagem que nos cercam, reconhecendo assim, que a língua deve ser encarada como forma de interação humana e o texto como fonte de conhecimento e prazer.

Nesse sentido o professor deve compreender e refletir que o trabalho com textos dentro da sala de aula permite uma integração entre os componentes curriculares permitindo assim uma aprendizagem de qualidade, onde o aluno realmente aprenda.

DESENVOLVIMENTO

Definindo o que é gênero textual Cardoso (2010) destaca que são textos materializados em situações comunicativas e que se encontram em nosso cotidfiano, apresentando padrões sócio-históricos característicos.

Assim segundo Cardoso (2010) os gêneros textuais são textos orais e escritos produzidos pelas pessoas no uso da língua em um determinado momento.

Conforme consta no PCN (1997) o trabalho cvom gêneros textuais contribuem em muito no processo ensino aprendizagem.

Identificar generos textuais deve ser um dos primeiros passos para uma leitura completa de um determinado texto e aprendizagem do aluno

. A narração está presente quando o texto fornece informações sobre o tempo e espaço do fato narrado. Além disso, é comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Um exemplo clássico de narrativa são os contos de fada.

Assim os agrupamentos do gênero narrativo conforme consta no Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa (2012) o conto de fadas, fábula, lenda, anedota, aventuras, romance, conto, paródia, adivinhações,, piadas pertencem ao agrupamento narrar.

Araújo (2009) descreve as características do gênero narrar como o romance sendo um texto mais longo, possuindo um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Assim algumas tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece.

A novela às vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto é um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem.

O conto é uma narrativa curta, poucos personagens. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

A crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos.

A fábula tem como objetivo dar algum ensinamento, uma moral, os personagens são animais Outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e socialização semelhantes às dos seres humanos.

A Parábola é a versão da fábula com personagens humanas. O objetivo é o mesmo, o de ensinar algo. Para isso são utilizadas situações do dia a dia das pessoas.

Apólogo é semelhante à fábula e à parábola, mas pode se utilizar as mais diversas e alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não.

Anedota é um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso,

Lenda é uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e só depois é registrada através da escrita. O autor, portanto é o tempo, o povo e a cultura. Normalmente fala de personagens conhecidas, santas ou revolucionárias.

Trabalhando gêneros textuais o professor tem a possibilidade de trabalhar a linguagem corporal que é definida como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivo e social, trabalhando a linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com