TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Artigos Científicos: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Gêneros Textuais

A Língua Portuguesa é viva e diversificada e o estudo sobre gênero textual é algo que tem suscitado uma renovação em nossa língua. Podemos notar que muitos livros, artigos, periódicos, tratam e descrevem sobre os vários gêneros textuais, trazendo-os para a sala de aula com a inerente necessidade de aproximá-los aos alunos, fazendo com que eles assimilem melhor o conteúdo em sala de aula, pois isso possibilita o verdadeiro desenvolvimento da capacidade intelectual e criativa do aluno como leitor e como autor.

Nessa perspectiva, procura-se cada vez mais dar concretude pedagógica à concepção apresentada por Bakhtin de que os gêneros estão vinculados às diferentes atividades da esfera humana, constituindo-se como mediadores de diversos discursos étnicos, culturais e sociais. (BOFF, KÖCHE, MARINELLO, 2009, p.02).

Fica claro na citação acima que os autores afirmam a riqueza e a variedade infinita que constituem a atividade intelectual do ser humano, pois os gêneros textuais estão intimamente ligados as diferentes culturas humanas, cabendo, portanto, “[...] a escola protagonizar ações que permitam ao estudante conhecer a especificidade e a finalidade de cada gênero, considerando-se as necessidades enfrentadas no dia-a-dia.” (BOFF, KÖCHE, MARINELLO, 2009, p.02).

Para tanto, Broncfart afirma que:

Conhecer um gênero de texto também é conhecer suas condições de uso, sua pertinência, sua eficácia ou, de forma mais geral, sua adequação em relação às características desse contexto social (2003, p. 48).

Com esta citação, podemos afirmar que o conhecimento dos gêneros textuais possibilitam representações de mundo com a interação entre os sujeitos de uma sociedade, com as ações possíveis pela linguagem, pois tudo isso está intrinsecamente nas concepções de gênero.

Desta forma, torna-se extremamente necessário que os alunos conheçam as caraterísticas de cada gênero textual, pois Marcushi (2005) nos mostra isso, afirmando que os gêneros textuais são formações interativas, multimobilizadas e flexíveis de organização social e de produção de sentidos. Isto permite que os alunos aperfeiçoe a linguagem com a qual já tem afinidade, podendo, então, conhecer outras formas de interação social através dos gêneros textuais.

Segundo o pensamento de Bazerman (2006), os gêneros textuais podem ser considerados frames para a ação social e através deles que moldamos os pensamentos que formamos e as comunicações através das quais interagimos. Desta forma, vemos que os gêneros textuais são os modelos que utilizamos para explorar as diferentes culturas através da leitura, pois:

Assim, promovem a interação e enriquecem a vida do sujeito, tornando-se ambiente concreto para a aprendizagem em Língua Portuguesa, pois permitem ao interlocutor expressar que já conhece e aproximar-se daquilo que objetiva descobrir. (BOFF, KÖCHE, MARINELLO, 2009, p.02)

Nota-se então que a noção e compreensão do que é gênero textual é fundamental para o desenvolvimento de uma proposta de ensino-aprendizagem na Língua Portuguesa, pois segundo os PCNs:

Ainda que a unidade de trabalho seja o texto, é necessário que se possa dispor tanto de uma descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com