TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Trabalho Universitário: Generos Textuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Gêneros Textuais e reflexões

Sabemos que a leitura é de extrema importância na vida de todos. Ler é uma forma de raciocínio, nos traz novas formas de pensar e agir, mesmo quando lemos algo que já sabemos, mudamos nosso pensamento, pelo fato de refletirmos sobre o mesmo.

Através do que lemos nossos pensamentos mudam e reformulamos os conhecimentos anteriores. E assim o mundo vai se formando, por pessoas que são aquilo que lêem.

Existe uma interação autor-texto-leitor, espera-se que o leitor concorde ou não com ideias do autor, então, é correto afirmar que não existe somente uma leitura e um sentindo para o texto, mas uma pluralidade de leituras e sentidos.

Estamos sempre interagindo uns com os outros por meio da linguagem. E, nessa interação, não usamos sons, palavras soltas: produzimos textos orais ou escritos que têm certo formato, um estilo e um tema que lhe são característicos.

Os gêneros textuais são as estruturas que se compõe os textos, sejam eles orais ou escritos.

São as diferentes formas de expressão textual encontradas no nosso cotidiano e apresentam características sócio-comunicativas. Por exemplo: cardápio, agendas, poesias, crônicas, contos, prosa, narrativa, cartas, conversas telefônicas, email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Os gêneros textuais se definem pelas características das quais os textos se constituem, tais como a linguagem e o conteúdo propriamente dito.

Os textos podem ser classificados dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos.

A narração é um dos gêneros literários mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo.

O principal objetivo do texto narrativo é contar um fato que sirva de informação, aprendizado ou entreterimento.

O ato de contar histórias remonta o passado. Antigamente as pessoas tinham em suas casas momentos de relatar fatos acontecidos, ficcionais e isso foi passando de geração em geração.

Mesmo hoje com tanta tecnologia e com o grande afastamento das pessoas, ainda existem várias formas de narrativas, sejam elas orais, escritas, visuais ou encenadas.

Seja qual for a modalidade, o texto narrativo dispõe-se de certos elementos primordiais, que são: tempo, espaço, personagens, narrador e enredo.

E para conhecermos um pouco mais sobre os diversos tipos de narrativa, devemos saber que elas se subdividem em: Romance, Novela, Conto, Crônica e Fábula.

Vejamos:

Romance: É uma narrativa sobre um acontecimento ficcional no qual são representados aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou várias personagens. Gira em torno de vários conflitos, sendo um principal e os demais secundários, formando assim o enredo.

Novela: Assim como o romance, a novela comporta vários personagens, sendo que o desenrolar do enredo acontece numa sequência temporal bem marcada. Atualmente, a novela televisiva tem o objetivo de nos entreter, bem como de nos seduzir com o desenrolar dos acontecimentos, pois a maioria foca assuntos relacionados à vida cotidiana.

Conto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com