TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de residuos

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Saúde e Meio Ambiente com o intuito de abordar e estudar o gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) tendo como base as Resoluções ANVISA 306/2004 e CONAMA 358/2005.

O gerenciamento dos RSS tem como principal objetivo minimizar a produção de resíduos e proporcionar um descarte seguro, visando a segurança dos trabalhadores e promovendo a saúde ambiental. Por tanto, todo estabelecimento gerador de resíduos deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados. O PGRSS a ser elaborado deve ser compatível com as normas federais, estaduais e municipais, e ainda deve estar de acordo com os procedimentos institucionais de Biossegurança, relativos à coleta, transporte e disposição final.

As etapas fundamentais para o gerenciamento correto dos RSS são: segregação, acondicionamento, identificação, transporte, coleta, tratamento e disposição.
O primeiro passo, chamado de segregação, é o momento em que os resíduos são separados no local em que foram gerados, de acordo com as suas características e possíveis riscos. A partir desta etapa, eles são acondicionados em sacos impermeáveis com limite de peso, sendo resistentes à vazamentos e rupturas. Em seguida, cada saco é identificado com símbolos, cores e frases, para facilitar a visualização do conteúdo.

Com o material devidamente identificado, os resíduos são transportados internamente ao local de armazenamento, temporário ou externo, para ser coletado. Inicialmente, o tratamento consiste na descontaminação dos RSS, através de desinfeção ou autoclave (equipamento utilizado para esterilizar os resíduos recolhidos), incineração e, finalmente, disposição.

Os resíduos tratados por esterilização em sistema de autoclave são encaminhados para disposição final em aterros sanitários licenciados. O mesmo ocorre com as cinzas geradas no sistema de incineração, que recebem a destinação adequada.

Neste trabalho vamos relatar o que foi observado nas visitas feitas aos estabelecimentos geradores de resíduos e com base nos estudos feitos tendo como base as Resoluções CONAMA 358/05 e ANVISA 306/04 descrever como deve ser feito o manuseio correto dos resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com