TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesão Escolar

Ensaios: Gesão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS - BA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

ESCOLA MUNICIPAL RECREIO

Praça Menino Deus, 248 – Bela Vista Teixeira de Freitas – BA

Email: recreioescola@hotmail.com

PLANO DE METAS E AÇÕES

Teixeira de Freitas, Bahia.

Setembro/2013.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”

Paulo Freire

DIREÇÃO: Lucineia Rodrigues dos Santos Farias

Lucineia Rodrigues dos Santos Farias atua na área de educação em Teixeira de Freitas desde o ano de 1997 nas series finais e no ensino médio. É efetiva no município desde 1999.

Foi membro do COMEC – Conselho Municipal de Educação e Cultura por 04 anos – 2008/2012 atuando como Presidente do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Participa atualmente das Comissões da elaboração do PME- Plano Municipal de Educação – Gestão financeira e Orçamentária. É formada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia, UNEB – CAMPUS X, pós-graduada em Gestão Escolar – Faculdades Integradas de Jacarepaguá- Rio de Janeiro. Curso completo de Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – PRADIME pela Faculdade Federal da Bahia- UFBA com objetivo de capacitar Dirigentes Municipais de Educação e sua equipe técnica, de forma a contribuir para o fortalecimento e qualidade da sua gestão e para o exercício de seu papel estratégico na implementação da política educacional no seu município, com vistas a garantir o direito de aprender de todos e contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social nos municípios brasileiros. E demais cursos oferecidos pelo MEC – Ministério da Educação: Livro Didatico – PNLD; Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – PDE- Programa Dinheiro Direto na Escola e transporte Escolar – PNATE. Cursando VI período de Direito na faculdade Pitágoras.

Atuou como diretora escolar na Escola Municipal Rotary Club no ano de 2006 a 2012.

VICE –DIREÇÃO: Maria das Graças Coelho Rabelo.

Maria das Graças Coelho Rabelo, atua na área de educação em Teixeira de Freitas, desde o ano de nas séries fnais e no ensino médio. É efetiva no município desde..............

Atuou como Diretora Escolar na escola Municipal Bela Vista no ano de ........até..............e atuou também como diretora na escola municipal vivencia e democrática.

Darlene verificar com graça como ela quer que se faça sua apresntação e quanto a minha concerte os erros por favor...rsss

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Por se constituir um espaço de encontro e aprendizagem, todos da comunidade escolar esperam que a escola Municipal Recreio seja um lugar apresentável, que tenha qualidade de ensino, recursos didáticos que possibilitem atividades diferenciadas e que envolvam cultura e lazer de modo que a comunidade local também possa envolver-se com o espaço escolar.

É preciso promover a escola como espaço público, lugar de debates, do diálogo fundado na reflexão coletiva. Todos participam de forma coletiva nas decisões e fica responsável pelos resultados a análise dos impactos. As ações são determinantes porque todos fazem parte da escola direta ou indiretamente.

Aqui colar apenas os dados de endereço, localidade e quadro de funcionários e quantidade de alunos bem como a quantidade dos espaços físicos..............copiar e colar do ppp.

FUNDAMENTAÇÃO: GESTÃO ESCOLAR

Mas o que significa exatamente gestão?.

Para a educadora Heloisa Lück, especialista em gestão educacional, o termo gestão veio para dar um significado mais abrangente e transformador às relações nas organizações, superando o enfoque dicotomizado, simplificado e reduzido da administração. Segundo a educadora, “gestão é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e planejamento de seu trabalho. O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.”

O conceito atual de gestão incorpora a administração como uma função para seu desempenho e utiliza outras áreas do conhecimento para seguir com os processos de atingir metas e resultados, incluindo ferramentas gerenciais específicas. Portanto, podemos pensar na gestão como a reunião de conhecimentos das mais variadas áreas do saber e a mobilização de competências diversas para alcançar os objetivos e sensibilizar pessoas. Gestão é a articulação de conhecimentos e de recursos humanos, materiais e financeiros com foco em resultados.

Cabe à gestão imprimir eficiência às ações, tanto no que diz respeito ao processo, quanto no que se refere aos resultados, garantindo-lhes efetividade e eficácia, ou seja, tais ações devem ser adequadas ao problema a ser superado e precisam oferecer bons resultados.

De acordo com o enfoque dado nessa fundamentação, nosso plano de ação está baseado no PPI – onde dá as diretrizes da política de gestão concebida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

FUNDAMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO

A situação que se configura em razão das crescentes e aceleradas transformações por que passa a sociedade tem contribuído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com