TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao Escolar

Trabalho Escolar: Organizaçao Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  1.817 Visualizações

Página 1 de 4

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 organização escolar

Segundo “GROCHOSCA (2011)”, “a escola é o espaço na sociedade que produz os elementos da sua própria contradição, na medida em que a educação é dialética.”

O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essa que foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso a população brasileira ao ensino publico.

Novas formas de organização da sociedade foram surgindo, fazendo com que desaparecessem os interesses comuns aos membros de um determinado grupo, assim o processo educativo que era único passou a ser dividido pela desigualdade econômica, separando burgueses dos trabalhadores.

Muito embora, houvesse ocorrido esta fragmentação da educação no passado, impostas pelo capitalismo, hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.

A escola emerge como uma instituição fundamental para a construção do individuo e para a evolução da sociedade. A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos.

Conforme “GROCHOSKA (2011)” “ a escola só existe porque existem alunos”, são eles os maiores interessados e que merecem respeito, atenção e muita dedicação.

O acesso a informação contribui para que o aluno se torne um cidadão critico e reflexivo, para isso a escola deve discutir seus encaminhamentos pedagógicos partindo da concepção de formação do aluno integral e integrado.

Para que a escola tenha uma boa relação com os alunos, funcionários, pais, é necessário que todos os elementos que constituem a dinâmica escolar andem sempre juntos e cada um saiba o papel que exerce exemplo, o diretor ele é o líder e rege uma equipe, ele administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar.

Mais do que um administrador que cuida dos orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática.

O diretor deve ser uma pessoa que abra o dialogo com os diferentes grupos existentes tanto dentro da escola como fora dela, buscando maior interação possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola, precisa conhecer não apenas a escola internamente, mas a comunidade em volta dela.

Escolas bem administradas apresentam um ambiente de trabalho tranqüilo e que nitidamente propiciem boas condições de aprendizagem.

O setor técnico-administrativo responde pelas atividades que asseguram o atendimento dos objetivos e funções da escola, também responde pelos serviços auxiliares (zeladoria, vigilância e atendimento ao publico).

O setor pedagógico compreende as atividades de coordenação pedagógica e orientação educacional. As funções desses especialistas variam conforme a legislação estadual e municipal, sendo que em muitos lugares suas atribuições ora são desempenhadas por professores. Como são funções especializadas, envolvem habilidades bastante especiais.

O corpo docente é constituído pelo conjunto dos professores em exercício na escola, que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com