TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE VIDA

Tese: HISTÓRIA DE VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 6

HISTÓRIA DE VIDA

A minha trajetória escolar não foi nada fácil. Para ingressar na escola, não foi pela vontade do meu pai, ele era um pouco rígido e achava que a educação escolar não era necessária, mas graças ao interesse da minha mãe que deu o grande incentivo de ir à escola, fez com que ele repensasse e liberasse os filhos para estudar e poder se preparar para a vida futura.

Cursei a 1ª e a 2ª séries, na escola da zona rural. O ensino era de péssima qualidade. Eu sempre era aprovada, mas não sabia ler, não tinha nenhum conhecimento cientifico, só sabia apenas escrever palavras, sem saber o significado, era tudo na base da “decoreba”.

No 3º ano, foi onde concluí o 1º Grau Completo. No primeiro dia de aula, a professora Vera verificou que eu não tinha capacidade de acompanhar a 3ª série, então ela voltou-me para refletir a 2ª série. Foi lá, que eu consegui alcançar meus objetivos. Fui alfabetizada, e era uma das melhores alunas da sala de aula, muito elogiada pelo professor.

Nos primeiros dias de aulas eu me sentia um pouco tímida na escola, sentia-me como um “peixe fora d’água”, mal abria a boca. Como estava vindo da zona rural, o primeiro contato com os colegas era quase sem diálogo. Com o tempo, fui ficando mais confiante e segura, conseguindo ser mais participativa.

As aulas eram bastante interessantes o conteúdo era bem explorado, com perguntas orais, levando o aluno ao quadro, e isso levava ao aluno a ser mais dedicado aos seus estudos.

Os professores que mais marcaram a minha vida foram de matemática: Tetê Batista, professora da 5ª a 8ª série. Sua autoridade de professora era baseada na sua competência. Lembro-me muito bem que ela ditava as regras da matemática e na hora da explicação ela dizia: “Lápis e papel em cima da carteira e os olhos no quadro”, todos os alunos aprendiam e eu era sempre nota 10. O professor Hermínio que dava aulas no ensino médio tinha a mesma competência, onde todos alcançavam seus objetivos.

A forma de avaliação era feita através de provas escritas, nada em cima da carteira e bem distante de uma carteira para outra. Tenho saudades deste método de ensino rígido e severo, pois acredito que foi assim que obtive um bom resultado para dar continuidade na construção da minha própria obra educacional na minha formação. A questão da exigência que nos vinha como forma de cobrança, alimentava uma certa competividade entre colegas, cada um queria mostrar que era o melhor e tirava notas melhores.

A relação professor/aluno dava-se da seguinte maneira: professor do no saber autoridade máxima em sala de aula, o aluno obedecia suas ordens, submisso as suas coordenadas, quase não tinha oportunidade de questionar com o professor. O relacionamento com meus colegas, era perfeito, ia além do fraterno, existia uma cumplicidade, pois os mesmos eram bem intencionados, estudiosos e sempre dispostos a contribuir.

A diretora e todo o núcleo gestor da escola, controlava muito bem os alunos, conseguia manter todos em sala de aula de aula, exigindo sempre uma boa qualidade na aprendizagem.

A família não tinha tanta influência ou participação na escola, como nos dias de hoje. Somente uma vez, a cada bimestre, o pai ou responsável iria assinar o boletim escolar.

A tendência pedagógica predominante era a progressista libertadora que tem como referencial teórico Paulo Freire. Esta tendência predomina, porque caracteriza mudança na sociedade. E tem como objetivo lançar informações sobre o aluno. Dentro dessa pedagogia o conteúdo de ensino desperta uma nova relação com a experiência vivida.

Com toda dificuldade concluí meu 1º e 2º Grau. Foi uma batalha muito difícil. Pois do sitio todos os dias, de bicicleta percorrendo 12km na estrada, não é tão fácil! Somente quem sonha em vencer na vida, luta tanto para ter uma boa educação e alcançar seus objetivos. Agradeço muito à Deus pelas conquistas e aos professores pela compreensão e dedicação com seus alunos e incentivo para que todos pudessem crescer nessa longa caminhada.

Durante essa trajetória da minha vida escolar, vários acontecimentos marcaram na minha vida Histórica. Os maiores foram de caráter político, que mudaram para sempre o rumo da nossa História.

PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Quando cheguei ao 3º ano do ensino médio, não me passava pela cabeça que seria tão difícil escolher uma profissão. Um dos fatos foi a influencia da minha mãe que fez com que eu escolhesse essa profissão. Eu tinha um sonho de se tornar professora, realizei o vestibular, e graças a Deus estou hoje cursando um curso do meu sonho. Agradeço a Deus, pois sem ele e o apoio da minha mãe não estaria aqui escrevendo isso.

O perfil ideal do professor (a) é aquele onde ele ensina para a vida, que dê aos seus estudantes a liberdade para pensar, que não se sinta o bom em tudo, porque na escola não existem os bons, todos aprendem de forma conjunta.

O professor ideal é aquele que mostra o caminho aos seus alunos, que faz com que seu aluno pense, critique, formule opiniões, e não o acomode que seja conformista, se bem que a escola é o começo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com