TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da psicologia moderna

Projeto de pesquisa: História da psicologia moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.356 Palavras (38 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 38

Prefácio

O tema deste livro é a história da psicologia moderna, aquele período que se inicia no fmal do século XIX, no qual a psicologia se tomou uma disciplina distinta e basicamente

experimental. Embora não ignoremos o pensamento filosófico anterior, concentramo-nos nos

05, fatores que têm relação direta com o estabelecimento da psicologia como campo de estudo novo e independente. Apresentamos uma história da psicologia moderna, não da psicologia e

de toda a obra filosófica que a precedeu.

da Preferimos narrar a história da psicologia em termos de suas grandes idéias ou escolas de pensamento. Desde o começo formal do campo, em 1879, a psicologia tem sido definida

de várias maneiras, à medida que novas idéias conseguem o apoio de grande número de

na! seguidores e passam, por algum tempo, a dominar a área. Portanto, o nosso interesse está na seqüência progressiva das idéias formuladas para definir o objeto, os métodos e os objetivos

da psicologia.

ud Cada uma das escolas de pensamento psicológico é discutida como um movimento que tem origem em seu contexto histórico, e não como uma entidade independente ou isolada. As

a forças contextuais, consideradas pelos historiadores contemporâneos a “nova” história, in cluem não apenas o espírito intelectual da época (o Zeitgeist) como também fatores econômi cos, políticos e sociais.

Embora o livro esteja organizado em termos das escolas de pensamento — as diferentes definições que marcam a evolução da psicologia —, reconhecemos que essas idéias e aborda gens são obra de estudiosos, pesquisadores e sistematizadores. Afinal, são seres humanos, e não forças abstratas, que escrevem os artigos, fazem as pesquisas, apresentam comunicações de pesquisa e ensinam a próxima geração de psicólogos. Fazendo isso, esses homens e mulheres desenvolveram e promoveram as escolas de pensamento da psicologia. Desse modo, discutimos a vida das eminentes personalidades que moldaram o campo, chamando a atenção para o fato de o seu trabalho ter sido influenciado não só pela época em que floresceu como também pelo contexto de suas próprias experiências pessoais.

Por fim, discutimos cada escola de pensamento em termos dos seus vínculos com as grandes idéias e teorias que a precederam e seguiram. Descrevemos a maneira pela qual cada escola veio a existir a partir da ordem existente, ou numa revolta contra ela, e como cada uma delas inspirou, por sua vez, pontos de vista que a desafiaram, se opuseram a ela e, eventual mente, a substitufram. Assim sendo, a perspectiva histórica nos permite acompanhar um padrão e perceber uma continuidade de desenvolvimento no campo da psicologia.

5

O preparo da quinta edição deste manual, quase um quarto de século depois da red da primeira, e a percepção de quantas coisas devem ser incluídas, retiradas, revistas e reel radas, são um vivido testemunho da natureza dinâniica da história da psicologia. Essa hisi não é fixa nem está acabada, encontrando-se, em vez disso, num estado de mudan4 desenvolvimento. Há uma imensa quantidade de trabalhos acadêmicos em fase de produ de tradução e de publicação, a respeito de pessoas, tópicos, métodos e teorias da históri psicologia. Por essa razão, acrescentamos mais de 200 novas referências ao trabalho ante:

Uma importante inclusão acolhida nesta quinta edição é o reconhecimento explícit nova história, ou seja, da influência de forças contextuais de natureza social, econômi política sobre a psicologia. Há uma discussão desses fatores no Capítulo 1, ao lado de o exemplos em vários pontos do livro. Além disso, fornecemos, em praticamente todo capítulos, exemplos de dados históricos novos, aperfeiçoados ou revistos, que continua influir na compreensão deste campo.

Outra modificação é uma êiifse maior no papel e na importância da psicologia apli no âmbito da história da psicologia nos Estados Unidos. A partir da reação entusiasmada o material sobre psicologia aplicada incluido na edição anterior causou, e refletindo a resr do impacto das forças contextuais do ‘inal do século XIX e início do século XX, amplia os dados relativos a esse tópico e procuramos situá-lo no contexto em que o movimento’ início: como um legado da escola funcionalista. Além das contribuições de Hall e Cattell a psicologia aplicada, adicionamos o trabalho de Witmer, Scott e Münsterberg.

Os fatores contextuais do preconceito e da discriminação nos círculos acadêmicc

profissionais vêm recebendo uma atenção cada vez maior pois interferem nas oportunid

das mulheres e dos afro-americanos dentro da psicologia.

Entre as outras alterações desta edição, há um novo material acerca da vida de psicólc destacados que procuram demonstrar até que ponto experiências pessoais podem ter infh ciado sua obra; a reinclusão de John Stuart Miii, ao lado de sua noção de química mental sua conclamação para o estabelecimento de uma ciência psicológica; o papel do inconsci no estruturalismo, no funcionalismo e no comportamentalismo; o desafio cognitivo no c portamentalismo e nas idéias de Bandura e Rotter. Também foram incluidos a supre freudiana da teoria da sedução, os testes experimentais de conceitos freudianos, a psicol do ego, a teoria das relações objetais e a obra de Anna Freud; uma reavaliação da influê da psicologia humanista; e o trabalho de Miller e Neisser e o desenvolvimento do movim da psicologia cognitiva.

Ampliamos a introdução às cinco reproduções de textos originais explicando o propósito de pôr os estudantes em contato com essas fontes e assinalando os principais tóp tratados pelos teóricos citados. Os artigos transcritos descrevem, nas palavras dos próp teóricos, sua abordagem particular da psicologia, e mostram aos leitores de hoje o tipc material estudado por gerações anteriores de universitários.

Tabelas, figuras e fotos ilustrativas são apresentadas ao longo do livro todo, assim c os esboços dos capítulos e relações de leituras comentadas. Os termos importantes são de cados no local em que são definidos, e, no final do livro, consta uma relação de referên bibliográficas. Os professores podem solicitar a bateria de testes à sua disposição.

Somos gratos aos muitos professores e estudantes que entraram em contato conoscc longo dos anos, dando-nos suas valiosas sugestões. O livro foi beneficiado, desde o com de sua história, pelas rigorosas e perspicazes observações de Ludy T. Benjamin

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com