TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia Moderna

Artigos Científicos: Historia Da Psicologia Moderna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  4.415 Visualizações

Página 1 de 4

1 -PORQUE OS PSICÓLOGOS ALEGAM QUE A PSICOLOGIA E UMA DAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS MAIS ANTIGAS E AO MESMO TEMPO MAIS MODERNAS? EXPLIQUE PORQUE A PSICOLOGIA MODERNA E UM PRODUTO TANTO DO PENSAMENTO DO SÉCULO XIX COMO DO SÉCULO XX.

R= Pois é uma disciplina que já existe a muitos anos e a cada ano ela vai inovando cada vez mais. A Psicologia do meado do nosso século ignorava os fatores sociais e a natureza específica da consciência coletiva. Ocupava-se apenas da Psicologia do indivíduo. Gordon Allport aponta Platão como fundador da tendência irracionalista na Psicologia Social. Isso porque Platão subestimava a capacidade de raciocínio das massas. De um modo geral, os filósofos antigos desprezavam o papel das massas populares na sociedade.

2-O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM O ESTUDO DA HISTORIA DA PSICOLOGIA?

Com o conhecimento da história da psicologia pode-se aprender a integrar as áreas e problemáticas que constitui a psicologia moderna, podemos também reconhecer as relações entre várias ideias; teorias e objetos de pesquisa; compreender elementos distintos da psicologia; e desenvolvimento histórico.

3 - O QUE DIFERENCIA OS DADOS HISTORICOS DOS DADOS CIENTIFICOS? EXEMPLIFIQUE DE QUE MANEIRA OS DADOS HISTORICOS PODEM SER DISTORCIDOS.

R= Os dados históricos mostram principalmente que a compreensão da história é a dinâmica, pois ela se modifica e evolui continuamente.

Já os científicos características marcantes de nossos tempos. Por isto mesmo, nada há de estranho no fato de a palavra “científico” aparecer com frequência sempre maior em nossos dias. Afinal uma série de fatores possibilita-nos o acesso a um incrível número de dados, e consequentemente o acesso a um também incrível número de ações até há pouco inimagináveis.

Outra característica referente aos dados históricos e que eles são transmitidas de forma distorcida aos historiadores. Neste caso são alterados: erros de tradução de uma língua para outra, de proposito ou por descuido.

4- COMO AS FORCAS CONTEXTUAIS INFLUENCIARAM O DESENVOLVIMENTO DA PSICOLOGIA MODERNA?

R=A psicologia não se desenvolveu no vácuo, ela foi sujeita apenas a influencias externas que moldam a sua natureza, e sofreu impacto de três forças: oportunidade econômica, guerra e discriminação. Os psicólogos logo perceberam que deveriam mostrar a utilidade que a psicologia poderia ter na solução de problemas sociais. A história da psicologia foi moldada não apenas pelas idéias, teorias e pesquisas, mas também por forças contextuais – sobre quais teve pouco controle

5- DESCREVA OS OBSTACULOS ENFRENTADOS POR MULHERES, JUDEUS E NEGROS EM BUSCA DE UMA CARREIRA NA PSICOLOGIA, PRINCIPALMENTE NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX.

R= Os judeus, os negros e as mulheres sofreram muita descriminação na busca de uma carreira na área psicológica. As mulheres eram julgadas incapazes, e não tinham capacidade de administrar sua carreira a sua família, pois tinham que cuidar da casa e dos filhos, e facilmente elas abandonariam sua carreira docente. Já os negros eram julgados por sua raça, juntamente com as mulheres e os judeus, também eram julgados incapazes, mas os judeus além de serem "incapazes" também eram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com