TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIDADE ESCOLAR

Tese: IDENTIDADE ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Tese  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

1 – INTRODUÇÃO

Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência doEstágio Supervisionado II,

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde olicenciado irá atuar. “O Estágio Supervisionado consiste emteoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para umaelaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador Este “possibilita ao graduando desenvolver a postura de pesquisador,despertar a observação, ter uma boa reflexão crítica, facilidade de reorganizar asações para poder reorientar a prática quando necessário.O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e práticabaseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competênciasprofissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmicaquer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se emimportante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidadesocial, econômica e do trabalho em sua área profissional.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

O estágio foi realizado na EEEM Padre Paolino Maria Baldassari,localizada à Rua Francisco de Queiroz, s/nº, Bairro Cidade Nova, s/nº, Santa Rosado Purus, CEP: 69955-000. Foi fundada em 19 de Julho de 2007, com autorizaçãode funcionamento estabelecida pela Portaria Nº 6125 da Secretaria de Estado eEducação Acre, Decreto de Nº 3557de 18/11 de 2008. Atualmente é dirigida pelaprofessora Maria do Socorro de Siqueira Moura. A instituição funciona no períodonoturno e oferece curso de nível médio (1º a 3º ano), última etapa da educaçãobásica. Nos turno matutino e vespertino a escola funciona apenas com o cursotécnico de saúde do Instituto Dom Moacir e atendimento na biblioteca e nolaboratório de informática.A escola possui atualmente 115 alunos, matriculados no turno da noite,funcionando com 06 professores, 07 funcionários administrativos, englobandosecretários e auxiliares, 04 funcionários de manutenção e limpeza (serventes) e 04vigias. Estão em fase final de elaboração os seguintes documentos: RegimentoInterno; Projeto político pedagógico; Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE);Conselho escolar; Estatuto do Conselho; Regimento interno do conselho escolar

.

Aavaliação da aprendizagem dos alunos da Escola Padre Paolino Maria Baldassaridar-se de forma é quantitativa e qualitativa.A professora titular que deveria acompanhar o estágio era a ProfessoraJoelma Patrícia. É formada em Psicologia e atua a 01 ano na área, porém por motivos particulares encontrava-se viajando e não houve a possibilidade deacompanharmos a sua regência.

2.2ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A estrutura física da escola é excelente, as salas são amplas, commesas e carteiras apropriadas, ventiladores e quadro verde. O material necessáriopara o andamento das aulas parece ser suficiente e adequado, a direção da escolaprocura sempre suprir as necessidades materiais da escola, Existem váriasdependências para realização de atividades tais como: laboratório de ciências,laboratório de informática equipado com vários computadores, ampla biblioteca, salade educadores, salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação,orientação, almoxarifado) amplo refeitório, cozinha com todos os equipamentos eutensílios necessários.

2.3CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA

De acordo com informações da Direção, é uma escola identificada como processo de construção de uma sociedade mais justa, com um espaço em que aprática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, naperspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para suacomunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com aaprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberesnecessários à vida dos alunos. Entretanto, percebe-se que alguns alunos estãodesmotivados, talvez reflexos do ensino transmitido por alguns professores queestão preocupados apenas em cumprir cronogramas e repassar conteúdos.A direção da Escola desenvolve um trabalho partido da observação dosproblemas sociais como um todo, buscando novos caminhos para a educação,através de uma atividade reflexiva, com uma administração escolar voltada para asnecessidades básicas e a realização do ser humano, tendo como base DermevalSavianni que diz:

Entendo, pois que o processo educativo é a passagem da desigualdade àigualdade. Portanto, só é possível o processo educativo em seu conjuntocomo democrático sob a condição de se distinguir a democracia comopossibilidade no ponto de partida e a democracia como realidade do nossoponto de chegada.

2.4

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA DO ESTÁGIO

A clientela atendida pela escola é bastante diversificada,principalmente na idade que começa com 15 anos até aproximadamente 65 anos(alunos provenientes da EJA). A maioria dos alunos é oriunda de famílias de baixarenda, filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra nãoqualificada; tem renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram emcasas pequenas; 100% utilizam-se do sistema público de saúde; como meio decomunicação tem acesso a internet pública (GESAC) e a televisão.Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns comoem todas as escolas, desatenção e desinteresse, para tentar resolver estesproblemas, a escola usa de todos os meios que dispõe, na maioria das vezes compoucos resultados positivos, pois geralmente os problemas começam na família, pois parte dos alunos vivem em um meio onde não há participação efetiva dos paisno desenvolvimento escolar dos filhos, ou mesmo na falta de perspectiva para ofuturo, pois a cidade não possui emprego para atender a grande demanda de jovensque se formam todos os anos.

3.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio foi um período em que buscamos vincular aspectos teóricoscom aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclarampara que fosse possível apresentar um bom resultado. E, sobretudo perceber anecessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com