TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática pedagógica, suas competências e identidade profissional no contexto escolar

Projeto de pesquisa: Prática pedagógica, suas competências e identidade profissional no contexto escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

ESTER DE FATIMA MENDES COVRE CARDOSO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Barra de São Francisco

2014

ESTER DE FATIMA MENDES COVRE CARDOSO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho Interdisciplinar Individual do 1º Semestre apresentado a da Universidade Norte do Paraná-UNOPAR VIRTUAL.

Barra de São Francisco

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................04

2.O QUE É SER PEDAGOGO..........................................................................05

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................08

4.REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................09

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem investigar a respeito da prática do pedagogo, suas competências e identidade profissional no contexto escolar. Nas múltiplas funções que assume na escola e também na docência, sua formação é de fundamental importância.

Depois da leitura do artigo “Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia e quem é o pedagogo”, este trabalho irá mostrar o que significa na minha visão o que é ser pedagogo.

2.O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO

Tendo em vista que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões. Pensa-se educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

Ser pedagogo não é apenas ser professor; ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.

Como afirmei, ser pedagogo não é ensinar qualquer coisa. Para ser um bom profissional, precisa-se estar atento a tudo, estar atualizado sempre, pois, cada vez mais, os alunos nos exigem isso.

A educação contemporânea exige um profissional dinâmico, criativo e flexível, pois os desafios que se colocam para o educador, na atualidade, parecem se multiplicar dia após dia. As mudanças que ocorrem em nossa sociedade são caracterizadas tanto pela sua expansão como pelo ritmo acelerado em que ocorrem. Mal acabamos de alcançar um desafio, já nos deparamos com outros.

E um dos desafios é nos colocarmos na posição de um eterno aprendiz. A formação do profissional, hoje em dia, deve ser contínua. Além de buscar atualização e especialização na área, em cursos livres e de educação formal, o educador deve ser capaz de traçar um plano de desenvolvimento pessoal em que ele próprio seja o administrador do seu processo de aprendizagem, buscando aprofundar o conhecimento desejado. Essa postura de eterno aprendiz traz reflexos de grande impacto na sua prática pedagógica, pois ampliará sua competência para lecionar e repercutirá na relação com seus alunos. O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento, ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades. Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia. Hoje, é preciso pensar, a todo o momento, que o profissional que se forma e que irá trabalhar em uma sociedade de mudanças rápidas esteja preparado para entender a educação como um fenômeno, portanto, é preciso abordar as questões referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos ainda no curso. Ser um pedagogo, profissão que necessita de amor, respeito e responsabilidade, tendo como base os quatros pilares da educação: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, servindo de base para a pedagogia.

O pedagogo precisa sempre estar atualizado, não se pode formar e estacionar em uma escola hoje ele precisa muito mais do que pegar na mão do aluno e ajudar ele a escrever,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com