TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES AFETIVAS E IDENTIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.933 Palavras (20 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

   NUCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MODALIDADE A DISTÂNCIA

DOSCENTE: LAUDIRENE SANTANA

RELAÇÕES AFETIVAS E IDENTIDADE NO COTIDIANO DA ESCOLA

JULIA NETA RAMOS DE MORAIS

JAURU – MT

2014

RESUMO

                                                             

Este trabalho foi realizado no C.E.I Tia Nastácia no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT, e tem por objetivo compreender a importância das relações afetivas no cotidiano do espaço escolar infantil. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados conceitos importantes para a compreensão da importância das relações afetivas nos espaço escolar com base em autores como Piaget, Maturana e Winnicott. Para  a coleta de dados foram utilizadas algumas metodologias bem como observações das relações afetivas existentes na escola, estudo bibliográfico, entrevistas através de questionários que auxiliaram para compreensão da pesquisa. Fizeram parte da pesquisa as turmas I e II da Pré Escola crianças de aproximadamente 05 anos de idade, suas professoras, pais e funcionários da instituição. A partir dos dados coletados foi possível observar  que é muito importante a relação de afetividade no espaço escolar entre professor x aluno x funcionários e família. Isso torna o ambiente agradável para se desenvolver o processo ensino aprendizagem dos alunos.

Palavra chave:  Relações afetivas  -  Professor -  Aluno

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA E DA PESQUISA....................................5

1.1 Metodologia de Pesquisa...........................................................................................5

2. REFERENCIAL TEORICO......................................................................................6

3. APRESENTAÇÃO E ANALISE DOS DADOS......................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................14

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO..........................................................................15

ANEXO...........................................................................................................................16

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tem como foco mostrar como se estabelecem as relações de afetividade entre o adulto e a criança e como elas influenciam no processo de ensino- aprendizagem em uma turma do pré II no C.E.I “Tia Nastácia” de Vila Bela.

Temos como objetivo desta pesquisa compreender a importância das relações afetivas no cotidiano do espaço escolar infantil.

No momento, para entender os aspectos que fazem parte da afetividade, busquei como embasamento teórico o referencial de Piaget (1971), Humberto Maturana (2004) e Winnicott (1971) por serem autores com grande colaboração no desenvolvimento desse trabalho. Os autores como Vygotsky (2000) e Wallom (2008) também tiveram grande contribuição com seus ideais ajudando na compreensão sobre o assunto abordado e desenvolvido.        As relações de afetividades na educação infantil, tem como seu principal envolvimento professor x aluno, família x criança, na maioria das vezes chamam atenção, principalmente quando se trata de aluno com dificuldade na aprendizagem e também quando apresenta comportamento diferente na sala de aula. Nesse sentido, cabe então o educador caminhar para uma prática de afeto, sentimento, carinho, atenção, acolhimento, respeito pelo outro construindo um ambiente favorável no processo do desenvolvimento no ensino aprendizagem.                                                        A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Infantil “Tia Nastácia” no município de Vila Bela/MT, na qual apliquei questionário, dirigido aos educadores e família que convivem no espaço escolar e realizei observações nas turmas do pré II, com criança de 5 anos de idade.                                                                 Ao longo do trabalho foi possível entender como se procede a afetividade no espaço escolar envolvendo a relação entre as crianças e o adulto. É muito importante essa relação de afeto, pois faz com que as crianças desenvolvam seu potencial no processo de ensino aprendizagem. Elas se interagem bem nos estudos, mostrando habilidade em tudo que faz.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA.

A pesquisa foi realizada no Centro de Educação Infantil “Tia Nastácia” que tem como entidade mantenedora a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.

O prédio onde funciona é próprio, e fica situada a rua: Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres s/n, centro de Vila Bela, foi criado para atender as crianças das zonas urbanas e rural deste município. Compreendendo a necessidade de criar um Centro de Educação Infantil nesta cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT, objetivando oferecer um ensino de qualidade para as crianças na faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos e conseqüentemente garantir uma instituição Escolar no bairro, atende no período matutino e vespertino. Conta com um número de 210 crianças e um quadro de 38 funcionários.

1.1 METODOLOGIA

O procedimento da pesquisa foi realizado através de levantamento bibliográfico, observação e coleta de dados através de questionário aplicado as professoras, dois funcionários da instituição e uma mãe de aluno.                                                Os principais objetivos  da pesquisa foi compreender a importância das relações afetivas no cotidiano do espaço escolar infantil. E para o alcance deste a  pesquisa foi desenvolvida com turmas do Pré II no período matutino e vespertino sendo que período matutino há 15 alunos na sala, 13 meninas e 2 meninos e vespertino sendo 18 alunos no total 13 meninas e 5 meninos todos com idade de 5 anos. Também foi elaborado um questionário com dez perguntas, dirigidas a 2 (duas)  professoras da turma e  2 (dois funcionários de instituição na função de TDI) e 1 (uma) mãe de aluno que convivem no escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com