TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais - Respostas

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO PEDRO II – U.E. SÃO CRISTÓVÃO III

DISCIPLINA: ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

PROFESSORA: MÔNICA BELCHIOR TURMA: MA315

ALUNAS: JULIANE PEREIRA ZAGO Nº 16

MILENA MAGALHÃES DE SANTANA Nº 22

FILME: OS SEIS GRAUS QUE PODEM MUDAR O MUNDO

1) O aquecimento global é um fato ou uma teoria? Explique em poucas palavras.

O aquecimento global é um fato e os efeitos de sua intensificação encontram-se cada vez mais presente em nossas vidas. É por isso que podemos ver secas numa região, inundações noutra ou até mesmo uma sucessão de secas e inundações no mesmo local, por exemplo.

2) Segundo o filme, qual será o destino do Himalaia e da Floresta Amazônica? Quais as consequências de cada um desses acontecimentos?

Dentro de quatro décadas, os glaciares dos Himalaias que são fonte de água para milhares de pessoas terão desaparecido e, até ao final deste século, a Floresta Tropical da Amazônia, que abriga metade da biodiversidade do Mundo poderá transformar-se numa savana árida.

Aumento no nível do mar e, consequentemente, inundações em diversos locais, baixa taxa de fotossíntese, o que aumenta a taxa de CO2 na atmosfera, as secas extremas que geram incêndios aumentando ainda mais a presença de CO2 na atmosfera, agravando o aquecimento global.

3) Quais os principais gases responsáveis pelo aquecimento da Terra?

Os gases responsáveis pelo aquecimento da Terra são: vapor d’água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e ozônio (O3). Entretanto, os principais potencializadores desse aquecimento são os gases dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4).

4) Segundo o filme qual é o grande vilão do aquecimento global? Por que motivo houve um grande aumento na concentração desse gás na atmosfera?

O dióxido de carbono (CO2). Tais concentrações decolaram conforme descobrimos mais maneiras de utilizar energia, ou seja, o CO2 vai para atmosfera a partir da energia de todas as nossas conveniências modernas, principalmente a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural).

5) O que difere as mudanças climáticas atuais de outras alterações climáticas já sofridas pela Terra?

A temperatura média da Terra sempre flutuou, sendo que ao longo de milhares ou milhões de anos. Entretanto o ritmo das mudanças climáticas atuais está bem mais acelerado, uma vez que estamos introduzindo na atmosfera níveis altíssimos de CO2 em um curto espaço de tempo. Daí, o aquecimento global vem sendo medido em décadas ou até anos.

6) Cite duas consequências para o aumento da temperatura do planeta em 2 graus.

As alterações deixarão de ser graduais: os glaciares da Groelândia desaparecerão (a falta de gelo já é tanta que os ursos polares têm dificuldades de locomoção); os insetos migrarão em novas e estranhas direções; há medida que um clima temperado avançará para norte dos EUA os escaravelhos dos pinheiros matarão as árvores das florestas de casca branca (a principal fonte de alimento para um urso pardo no outono); novas florestas instalar-se-ão na tundra que derrete no Canadá; as ilhas de Tuvalu no Pacífico desaparecerão sob as marés que sobem sob o efeito do aquecimento global; é provável que seja perdida a maior parte dos recifes de corais do mundo (branqueamento) e mais de um milhão de espécies diferentes necessitam dos recifes; a acidificação em excesso dos oceanos destrói as conchas e os esqueletos dos foraminíferos e os cocolitóferos (base da cadeia alimentar marinha) e impede-os de absorver mais CO2 da água. Diante de tais consequências, o aquecimento global se torna numa reação em cadeia imprevisível.

7) Qual o grande prejuízo do aquecimento global para os oceanos?

Como foi dito na questão anterior, é provável que seja perdida a maior parte dos recifes de corais do mundo (branqueamento) e mais de um milhão de espécies diferentes necessitam dos recifes. A acidificação em excesso dos oceanos destrói as conchas e os esqueletos dos foraminíferos e os cocolitóferos (base da cadeia alimentar marinha) e impede-os de absorver mais CO2 da água.

8) Segundo os cientistas, o que ocorrerá com as águas dos oceanos caso ocorra o total descongelamento do gelo da Groelândia?

A Natureza levou 150 mil anos a construir o grande manto de gelo da Groelândia que está agora a derreter-se no mar mais depressa do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com