TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicador de acido base

Por:   •  3/3/2016  •  Seminário  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

CAMPUS DE REALEZA-PR

CURSO DE QUIMICA-LICENCIATURA

QUIMICA EXPERIMENTAL

INDICADORES DO ACIDO BASE

ALINE FERREIRA PRESTES

DAIANA HANSEN

JANECLEI RODRIGUES

LORI MARLENE PIGOSO FERRONAT

Professora: Flavia Bedim

 REALEZA PR ABRIL DE 2015

Introdução

Desde a antiguidade já existia a necessidade de indicar os compostosácidos ou básicos. Os químicos debateram os conceitos de acidez e basicidade por muitos anos antes de que definições precisas aparecessem, dentre as primeiras definições úteis estava a proposta pelo químico sueco SvanteArrhenius, por volta de 1884, que o ácido é um composto que contém hidrogênioe reage com a água para formar íons de hidrogênio. A base é um composto que produz íons hidróxido na água. Essadefinição de Arrhenius referia-se somente a um solvente em particular a água, mais tarde em 1923 houve um avanço importante no conceito de ácidos e bases quando os químicos Thomas  Lowry, na Inglaterra, e JohannesBronsted, na Dinamarca  definiram que “os ácidos são moléculas ou íons doares de prótons, as bases são moléculas ou íons aceitadores de prótons.” Os ácidos costumam ser solúveis em água, enquanto a maior parte das bases são insolúveis.

Ionização processo em que os íons positivos e negativos individuais são produzidosa partir  de um composto molecular que é dissolvido em solução.

Ácidos são compostos que, em agua, ionizam-se e liberam como único cátion o íon H+. Os ácidos são azedos em agua conduzem corrente elétrica pHO e pH7 incolor em fenolftaleína.[pic 2][pic 3]

Bases são compostos que em solução aquosa dissociam-se e liberam como único ânion o íon hidroxila OH-. Sais: Em solução aquosa não produzem H+ nem OH-.

Bases sabor adstringentes em agua queconduzem corrente elétrica pH>7 e pH<14 rosa em fenolftaleína.

 Existem vários indicadores de acido- base, a Fenolftaleína é um indicador, a substancia é incolor em pH acido, mas ao misturar com pH básico essa cor se altera passando para rosa, indicando uma diferença entre os pH. Existe também intervalos de pH ou mudança de cor ou ponto de viragem, sendo que nesse intervalo a mudança de cor começa se apresentar , nesse intervalo vai existir uma cor intermediaria(aproximado),entre o azul e o vermelho vai estar o rosa. Entre o amarelo e o azul vai estar o verde. Afenolftaina ela apresenta o ponto de viragem de pH que  é o intervalo entre as duas cores.(intermediário).

Objetivo

Reconhecer os principais comportamentos químicos que caracterizam ácidos e bases de Arrhenius. Caracterizar os indicadores ácido-base.

Materiale Procedimento experimental

  • 1 béquer de 50 mL;
  • 1 béquer  de  100 mL;
  • 9 tubos de ensaio;
  • 1 estante;
  • 3 pipeta graduada de 5,0 mL;
  • 1 vidro relógio;
  • 1 bastão de vidro;
  •  Papel indicador;

Reagentes:

  • Ácido clorídrico (HCI -0,1 mol/L);
  • Cloreto de sódio ( NaCl – 0,1, mol/L)
  • Hidróxido de sódio (NaOH – 0,1 mol/L);

   Indicadores:

  • Metilorange;
  • Fenolftaleína;
  • Azul de bromotimol.

O procedimento foi realizado em duas etapas: 1- Técnica para o uso do papel indicador; e 2- Açãodos indicadores sobre ácidos e bases:

  1. Técnica para uso do papel indicador: usou-seum vidro de relógio limpo e seco e colocou-se alguns pedaços de papel indicador nas bordas do mesmo. Pingou-se gotas de água destilada no papel indicador usando um bastão de vidro.Onde comparou-se a coloração do papel com a tabela existente no laboratório (imagem 1), repetiu-se o procedimento com as soluções com: ácido clorídrico (HCl), cloreto de sódio (NaCl) e hidróxido de sódio (NaOH), onde encontrou –se aproximadamente o  pH de cada solução. Resultado tabela abaixo:

[pic 4]imagem 1:

 Indicadores universais: São obtidos quando se imergem as tiras de papel em soluções com uma mistura de indicadores, que depois são secas. Desse modo, eles apresentam cores diferentes para cada valor de pH, sendo bem  precisos.

No laboratório, quando se quer determinar o pH de alguma solução, basta introduzir essas tiras na solução estudada e comparar a cor obtida com a escala que aparece na embalagem do indicador.

 Tabela 1:Tabela  determinaçãodo PH das soluções:

SUBSTÂNCIA

Ph ENCONTRADO

ÁGUA DESTILADA

 APROXIMADAMENTE3 -  LIGEIRAMENTE ÁCIDO

HCL

 APROXIMADAMENTE1 – ÁCIDO

NaOH

 APROXIAMADAMENTE13 – BASE

NaCl

 APROXIMADAMENTE4 – ÁCIDO

  1. Ação dos indicadores sobre ácidos e bases: neste procedimento usou-se dois béquer de 50 mL, e pipitou-se, aproximadamente 10 mL de ácido clorídrico e hidróxido de sódio em cada béquer. Foi colocado com a pipeta, foi utilizado três tubos de ensaio onde cada um recebeu uma solução. Foram colocados 1,0mL de água deionizada, 1,0 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH) e 1,0 mL de ácido clorídrico (HCl). A cada um dos tubos adicionou-se três gotas de metilorange, agitou-se a mistura, observou-se os resultados e anotou-seo pH resultante (tabela 2).Repetiu-se o procedimento usando a fenolftaleína, resultado (tabela 3)  e o azul de bromotimol resultado (tabela 4).

Resultado

Tabela 2: indicador metilorange

SUBSTÂNCIAS

COLORAÇÃO

FAIXA DE pH

HCl

 Vermelho framboesa

 Ácido – 3,1 e 4,4

NaOH

 Laranja

 Ácido – 3,1 e 4,4

ÁGUA

 Vermelho

 Ácido – 4 e 4,5

HCl + NaOH

 Vermelho

 Ácido – 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (339.6 Kb)   docx (498.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com