TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria cultural

Seminário: Indústria cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

A Indústria Cultural Invade a Escola Brasileira

''A Escola ganha cada dia mais espaço nas áreas sociais.''

A Educação no Brasil tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas.Segundo Otaíza de O. Romanelli(1986), a educação no Brasil é profundamente marcada por desníveis e, a ação educativa se processa de acordo com a compreensão da realidade social, em que está submerso.

Nesse processo,dois aspectos se distinguem :o gesto criador-que resulta do fato de o homem ''estar-no-mundo e com ele relacionar-se'' transformando-o e transformando-se; e o gesto comunicador - que o homem executa e, assim, transmite a outros os resultados de sua experiência.

No campo das relações e transformaçoes sociais, apontado pela autora,no desafio de descobrir o que acontece na escola, que permite ao nosso aluno este exercício de se educar.

É a existência das camadas dominantes que, com o objetivo de servir e alimentar seus próprios interesses e valores,organizam o ensino de forma fragmentada.A história da nossa Educação sofre transformações no sistema escolar, com o único objetivo de atender a tais interesses capitalistas.

No aforismo O ensino na esteira de Ford, Ramos-de-Oliveira(1998),revela uma fotografia , mostrando que se faz "moderno"automatizar vários campos e atividades.

Outra realidade que cerca a estrutura escolar é a plítica. A educação não poderá jamais ignorar as questões políticas envolvidas no processo educativo.Ela procura mostrar uma realidade deformada, menosprezando o contexto social em que o homem está inserido.

A cada dia se faz mais real no meio escolar, é a Indústria Cultural, chega e invade a Escola sem que nos apercebemos de seus perigos e influências.

Industria Cultural é um termo conhecido desde 1947 com o lançamento da obra Dialética do Esclarecimento,de Adorno e Horkheimer.A intenção destes autores era denunciar que , nas relações de troca de mercadorias a que são reduzidas todas as relações sociais ,o produto cultural perde seu brilho, sua unicidade, sua especificidadede valor de uso.

Bárbara Freitag(1989), afirma que o produto (original ou reduzido) da Indústria Cultural visa entorpecer e cegar os homens da moderna sociedade de massa.

Um dos instrumentos usados pela Indústria Cultural, de fácil acesso à população,é a televisão .Ela chega à escola através de programas governamentais, através de informações veiculadas por professores, alunos, diretores e funcionários, contribui para deformar a percepção da realidade, por meio da reprodução de situações que passam a fazer parte do cotidiano.

O espanhol Joan Ferrés, autor de livros como Televisão e Educação, Televisão subliminar e Vídeo e Educação, em entrevista á Revista Nova Escola, afirma que ''uma escola que não ensina como assistir a televisão é uma escola que não educa''.

Citando Umberto Eco, Ferrés lembra atitudes extremistas que acabam confluindo para resultados semelhantes.

Pierre Bourdieu, em Sobre a televisão, tomando como referência o mundo do jornalismo que tem suas leis próprias e que é definido por sua posição no mundo global, nossos apresntadores de jornais televisivos, nossos animadores de debates, tornarem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com