TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interesse Pela Leitura

Exames: Interesse Pela Leitura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

O INTERESSE PELA LEITURA

RESUMO

Esse trabalho consiste no incentivo de formação de leitores, já que devemos ter como base para uma vida muitas informações que enriqueçam nossos conhecimentos. A leitura é um artifício para adquirir conhecimentos, informações, tornar-se um ser mais crítico, atuante e competente na sociedade e também é um ato que promove prazer, lazer, bem estar. A leitura por ser um ato importante principalmente na atual sociedade em que a ciência e a tecnologia avançam tanto, a pessoa precisa ter capacidade de ler com entusiasmo, não só decodificando letras, mas saber compreender, assimilar, transformar-se com a leitura. Sendo assim nessa pesquisa ressaltou-se a importância da leitura, e as atividades se habituar com a leitura.

Palavras-chaves: Leitura; Conhecimento; Informação.

INTRODUÇÃO

A leitura é um processo extremamente ligado ao ser humano. Inicia na alfabetização e continua no decorrer da vida escolar. Sendo assim o professor tem função de auxiliar os alunos a criar o gosto e hábito pela leitura.

Sabe-se que muitas pessoas não gostam de ler; não apresentam nenhum interesse e por isso tem mais dificuldades na escrita, oralidade, produção e interpretação. Entende-se que ler é um ato importante, que não se resume somente na interpretação e entendimento destes. Diante dessa afirmação questiona-se: como provocar interesse, o gosto pela leitura nas pessoas?

Ainda mais vivendo num século no qual acontecem muitas transformações. Avanços tecnológicos, agito, atribulações, as pessoas têm pouco tempo para ler. O computador e a televisão são veículos de comunicação cada vez mais presentes nos lares brasileiros e de certa forma ocupam o espaço, o tempo da leitura. E isso se percebe na escola, pois a maioria dos alunos demonstra descaso e desinteresse pela leitura.

Por isso nessa pesquisa pretende-se refletir e considerar a importância da leitura para melhorar o entendimento e condição de vida do ser humano. Ressaltar que a leitura é fonte de informações, conhecimento e prazer, que vai acompanhar uma pessoa por toda a sua vida.

Sabe-se que a leitura é um processo contínuo, permanente, que inicia com a leitura do mundo passa para a de codificação das letras e mais tarde para uma leitura mais subjetiva, interpretativa que muda, que transforma o conhecimento do ser humano.

E é a partir dessa perspectiva da leitura como momento de atribuição que se procura esclarecer como estimular a pessoa ao gosto, hábito e importância da leitura. Sendo esta uma ferramenta que vai auxiliar o ser humano para sua formação profissional.

Pois o leitor no momento em que percebe que ler é um ato relevante e prazeroso fará com gosto e determinação. Principalmente se for motivação por um leitor competente que mostrará para ele o quanto o ato de ler é fundamental na vida de qualquer pessoa, independente de raça, cor ou posição social. Ler é um prazer que traz conhecimento, cultura, informação, que muda o ser humano para alguém mais “humano” e competente.

LEITURA NO COTIDIANO

O professor como principal parceiro na atividade da leitura, assume de certa forma a tarefa de formar leitores, deve comprometer-se através de um projeto educacional proporcionando para o aluno condições de desenvolver a leitura, favorecendo a circulação de informações, preocupando-se com a diversidade dos textos.

“Esse processo de interação do homem com seu mundo implica na comunicação. Ela se dá a partir do contato consciente com a pluralidade de significados a que o homem se expõe; dá-se através do mais diversos signos lingüísticos e da leitura dos atos humanos”.

( ZILBERMAN, 1985, P17).

Há uma diversidade textual muito grande; não se lê um livro da mesma forma como se consulta um dicionário, não se lê um romance de mesma forma que esse estuda conteúdos mais técnicos, a pessoa precisa perceber que os textos não são uniformes, têm intenções deferentes. A escola deve construir pontes entre textos de entretenimentos, de leitura mais acessível, simples, com textos mais complexos científicos para que esse possa estabelecer conexões necessárias para que a pessoa possa ascender a outras formas culturais.

( FOUCAMBERT, 1994, P.28).

Tem –se uma preocupação significativa na questão de melhorar a leitura, sendo que, esta possibilita codificar os significados, relacionar seu mundo com o mundo da leitura. Para que isso aconteça são necessários desenvolver atividades de leitura que estimulem o ser humano a querer compreender melhor o seu mundo, sua existência, sua cultura e com o tempo associar a sua com culturas diferentes.

Por isso devem ser lidos textos variados como: documentárias obras de ficção, informativos, publicidade e outros.

Caso contrário é muito difícil formar leitores sem essa interação intensa do leitor com os textos. Facilitar o acesso a esses materiais diversificados é importante a pessoa se habituar a freqüentar uma boa biblioteca. A biblioteca é um lugar onde estão reunidos e classificados vários livros. Por isso deve ser um ambiente de encontro recursos, informações, conhecimentos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. A partir da existência e funcionamento adequado de uma biblioteca as crianças têm mais recursos para desenvolver a habilidade de produção, criação, de se formar um leitor mais assíduo, autêntico, pois consegue sozinho com a prática, o hábito da leitura, desenvolver técnicas que melhorem seu ato de ler e produzir. Cada pessoa deveria poder desfrutar de um módulo de aperfeiçoamento da leitura, podendo usar escritos de imprenso, livros de referência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com