TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INAFNTO JUVENIL

Artigo: LITERATURA INAFNTO JUVENIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

1. Leia o texto “História meio ao contrário”, de Ana Maria Machado, disponível em: http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/Ana_Maria_Machado_-_Historia_Meio_ao_Contrario.pdf, e observe os seguintes aspectos:

a) O texto pode ser lido como um conto de fadas? Justifique sua resposta?

b) Quais as personagens do texto? Quem é o protagonista? Justifique.

c) Em que ambiente ocorrem os fatos?

d) Há um narrador? Qual o tipo de narrador?

e) Qual o conflito maior que direcionam as ações narradas?

f) Qual o clímax (ponto de maior tensão)?

g) Qual o desfecho da história?

h) Podemos afirmar que a autora utilizou o recurso de intertextualidade em sua criação literária? Justifique.

2. Agora é sua vez: escolha um conto de fadas e recrie-o num jogo intertextual , faça uma paródia; brinque com a história, dê-lhe uma nova versão. (sugestão - Anexo 5).

Não se esqueça de anexar uma cópia do texto escolhido para ser parodiado (ser feita a intertextualidade), anote a respectiva fonte de onde foi retirado o texto e anexe-a à atividade do Dossiê que será entregue. Consulte o artigo: “Como realizar a intertextualidade”, disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/intertextualidade.php, como modelo para construir o seu texto. Obs.: caso não sejam cumpridas tais exigências, não há possibilidade de avaliar a atividade.)

3. Escolha uma das fábulas apresentadas nesta unidade e faça uma proposta de trabalho a ser desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Relate, passo a passo, as etapas de desenvolvimento da atividade escolhida.

4. A Unidade 3 inicia-se com uma citação do escritor Bruno Bettelheim (2007), transcrita na abertura do Item 3.1 - Importância do maravilhoso. Teça um comentário sobre o conteúdo da citação, associando as ideias do autor à vivência pessoal que você tem ou à realidade que você pode observar em seu dia a dia.

5. Após ler o item sobre Fábula, liste cinco aspectos relevantes a respeito deste tipo de narrativa.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Assista ao filme “Shrek para sempre” e você se surpreenderá com a criatividade e com a revolução que este filme faz em termos de conceitos e da forma como se pode aproveitar as histórias da Literatura Infantil!!! Observe como o “maravilhoso” foi trabalhado na história. Pense: quais histórias maravilhosas, do faz-de-conta, você conseguiu identificar durante o filme? Como a noção do maravilhoso e a estrutura dos contos de fadas foram recriadas no filme, a partir da intertextualidade entre diferentes histórias da literatura Infantil já consagradas??? Invista nesse novo conhecimento!!!! Em seguida, elabore um texto dissertativo (aproximadamente 15 linhas), expondo sua análise dos aspectos sugeridos anteriormente.

2. Como ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com