TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INGLESA

Exames: LITERATURA INGLESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

LITERATURA INGLESA

A produção literária medieval era feita nos mosteiros e os nomes mais representativos são Beda o Venerável (672-735) que escreveu em Latim a História Eclesiástica do Povo Inglês, os poetasCaedmon (século VII) e Cynewulf, que em inglês arcaico fizeram versos sobre temas como a história do velho e do novo testamento e a vida dos mártires e santos cristãos.

Na temática religiosa antiga destaca-se Beowuf escrito por volta do ano 700. Trata-se de um herói de uma tribo escandinava e suas aventura se passam num período distante. O poema revela a sensibilidade de um povo com forte sentido de comunidade, que prezava seus guerreiros e as virtudes do Lord que os protegia, recebendo dele, em troca, total fidelidade.

A partir da segunda metade do século XIV, destacam-se os poetas William Langrand (Piers Plowman, história de um homem que ao dormir tem visões da verdade) e Geoffrey Chaucer, que escreveu The Canterbury Tales, uma coleção de histórias onde critica diversos aspectos de sua sociedade como o clero devasso e a exploração do pobre pelo rico e repete a temática das alegorias do amor cortesão de obras anteriores. Enfim, um grande poeta

Falamos agora um pouco mais além exatamente da segunda metade do sec.XIV nesse momento nosso leitor já tem à sua disposição obras de autores definidos,embora ainda predominem nelas uma visão alegorista da real característica da época caminhando para o seu final, nosso leitor poderia contar com o longo poema de "William Langland" com "Piers Plowman" que conta a história de um homem que ao dormir tem visões povoadas por personagens como a Verdade e Razão e a Consciência, embora contado assim pareça não tão interessante, porém todo esse esforço é recompensado ao caro leitor quando enfim chegamos á "Geoffrey Chaucer" o primeiro grande poeta da literatura inglesa e cuja a obra nos leva a todos os caminhos que percorremos até aqui: nascido em 1340,filho de um rico burguês casou se com uma dama da corte.

Chaucer surge então como grande poeta exatamente no ano de 1390 com "The Canterbury" sua primeira obra,onde todo desfecho vai acontecer na mais famosa estalagem ao sul da cidade a "Tabard Inn" onde se reúnem os viajantes que vão em peregrinação a Canterbury um dos mais procurados centros e devoção da Europa medieval,para render homenagem ao mártir São Tomás Becket. É nesse meio que Chaucer vai esboçando os personagens de sua obra... Ao longo de seu poema é formado um grande painel da sociedade inglesa da época estarão representados desde o nobre até o camponês,seus personagens são produtos da observação direta,vivos e de grande individualidade por essas características Chaucer é chamado de o primeiro humanista inglês.

Mas nosso primeiro grande escritor inglês não terá tempo de escrever todas as histórias que previu para o seu "The Canterbury Tales", pois a morte o alcançará aproximadamente em 1400, mas muitas dessa histórias ainda se prendem ao mundo medieval, repetindo a temática das alegorias e do amor cortesão de obras anteriores do poeta! Se lhe faltam a profundidade e a mestria poética de um "Dante ou de um Petrarca",sobra lhe o fascínio pela condição humana o que atrairia o nosso leitor do séc.XIV,como a nós

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com