TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Inglesa

Trabalho Escolar: Literatura Inglesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 9

Literatura da Língua Inglesa II

ETAPA 1

O Iluminismo nos Estados Unidos

Pensadores Iluministas e o que representam para a história norte-americana

Os principais pensadores e escritores iluministas norte-americanos são:

John Adams – (30/10/1735 – 04/07/1826) além de um grande estadista e diplomata, foi um dos principais defensores da independência americana da Grã-Bretanha. Um iluminista teórico político que promoveu republicanismo e escreveu abundantemente sobre suas ideias. Ganhou grande destaque nos estágios iniciais da Revolução Americana, além de ter desempenhado um papel importantíssimo de liderança em persuadir o Congresso a declarar a independência. Em 1776, ajudou Thomas Jefferson na elaboração da Declaração de Independência, sendo também seu principal defensor no Congresso. Mais tarde, como diplomata na Europa, John Adams ajudou a negociar o eventual tratado de paz com a Grã-Bretanha, sendo também responsável pela obtenção de empréstimos governamentais vitais.

Samuel Adams – (27/09/1722 – 02/10/1803), nascido e criado em Boston por uma família muito religiosa e politicamente ativa, Samuel Adams, foi um empresário muito bem sucedido e cobrador de impostos antes de iniciar sua carreira na política. Se tornou estadista americano, filósofo político e um dos fundadores dos Estados Unidos . Ele era líder do movimento que tornou-se a Revolução Americana , alem de ter sido um dos arquitetos dos princípios do republicanismo americano que moldaram a cultura política dos Estados Unidos. Após a Revolução Americana, Samuel Adams voltou para Massachusetts, onde serviu no senado estadual sendo eleito mais tarde como gorvenador.

Benjamin Franklin – (17/01/1706 – 17/04/1790) conhecido como um dos fundadores dos Estados Unidos, foi um grande teórico político, cientista, músico, inventor, escritor satírico, ativista cívico, estadista e diplomata, alem de ter ganhado renome internacional como cientista por suas famosas experiências de electricidade e por suas muitas invenções, especialmente o pára-raios. Foi eleito o primeiro presidente da Sociedade Filosófica Americana, tornando-se um herói nacional nos Estados Unidos. Franklin foi o postmaster britânico para as colônias por muitos e muitos anos, o que lhe permitiu criar a primeira rede nacional de comunicações. Ele era ativo nos assuntos da comunidade, a política colonial e do Estado, bem como assuntos nacionais e internacionais. Ainda, perto do fim de sua vida, ele libertou seus escravos e tornou-se um dos mais importantes abolicionistas .

Thomas Jefferson – (13/04/1743 – 04/07/1826) foi o principal autor da Declaração da Independência em 1776 e o terceiro presidente dos Estados Unidos. Thomas serviu o congresso continental como governador da Virgínia no início da Revolução Americana. Logo após o fim da guerra, a partir de meados de 1784 Jefferson serviu como diplomata, estacionado em Paris. Além de tudo, Thomas ainda foi um polímata que falava fluentemente cinco idiomas e estava sempre muito interessado na ciência, invenção, arquitetura, religião e filosofia, interesses esse que levaram à fundação da Universidade de Virgínia, depois de sua presidência.

Alexander Hamilton – (11/01/1755 ou 1757 – 12/07/1804) criado no Ocidente da Índia, Hamilton foi efetivamente órfãs até aproximadamente seus 13 anos de idade. Mas, por merecimento e reconhecido por suas habilidades e talento, ele foi patrocinado por pessoas de sua comunidade para ir para o continente norte-americano para a sua educação. Renunciando a exercer advocacia, fundou o Banco de Nova York. Após a Guerra Revolucionária Americana, Hamilton ainda foi eleito para o Congresso Continental de Nova York. Foi um dos Fundadores dos Estados Unidos, sendo também um dos intérpretes mais influentes e promotores da Constituição, o fundador do sistema financeiro nacional, e fundador do primeiro partido político.

Hamilton serviu na Guerra Revolucionária Americana. Onde no início da guerra, ele organizou uma companhia de artilharia e foi escolhido como seu capitão.

James Madison – (16/03/1751 – 28/06/1836), foi o quarto presidente dos Estados Unidos, alem de um grande político norte-americano também foi um grande teórico estadista. Ficou conhecido como o "Pai da Constituição" por ter sido fundamental na elaboração da Constituição dos Estados Unidos.

A influencia do movimento Iluminista para a constituição da cultura norte-americana

O Iluminismo ficou conhecido como um movimento político-cultural que expressava suas necessidades e anseios da sociedade, foi um moviemnto que abriu caminho para diversos movimentos, sendo um deles a Independência dos Estados unidos.

Iniciado na França, o Iluminismo foi um conjunto de ideias de pensadores totalmente opostas ao absolutismo dos reis e da igreja, tendo como uma de suas principais características a valorização da ciência e da racionalidade.

Os iluministas tinham como princípios que o governo deveria existir sim, mas para o bem da sociedade, garantindo sempre a liberdade individual e econômica e a igualdade perante as lei. Sendo assim, o Estado, quando defendido por iluministas, fundamentava-se na ideia de que cada individuo nasce com direitos inalienáveis, assim como o direito a vida, a prosperidade e a liberadade.

ETAPA 2

O Romantismo nos Estados Unidos

O período Romântico da Literatura Norte-Americana

O movimento romântico iniciou-se na Europa e chegou aos Estados Unidos por volta de 1820. O romantismo norte-americano caracterizava-se pela ênfase ao idealismo, ao individualismo, ao amor à natureza e à importância do emocional.

O sentimento nacionalista que crescia na recém-formada nação reforçava nos escritores o idealismo das virtudes e buscava nas origens dos nativos indígenas e dos exploradores a inspiração para recriar aventuras e paixão nas histórias e nas poesias desse período. O que levou também ao retorno as origens européias, agora vista como referência cultural e que causau reflexo nos campos literário, arquitetônico e artístico.

Os escritores românticos ressaltavam a emoção e o sentimentalismo e a busca pelo sobrenatural e o misterioso para enlevar os sentimentos humanos que priorizava as virtudes do homem como a honra, o cavalheirismo.

Os principais representantes do Romantismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com