TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Inglesa

Monografias: Literatura Inglesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 3

1 O INGLÊS ARCAICO – ORIGEM E EVOLUÇÃO

A língua inglesa passou por diversas mudanças. A primeira delas de 500 d.C. a, aproximadamente, 1100 d.C, sendo essa última data a que se conhece por inglês arcaico ou anglo-saxão.

A origem da língua inglesa começou com a chegada de tribos germânicas que invadiram a Bretanha durante o século V. Estas tribos, chamadas de anglos, saxões e jutos, cruzaram o Mar do Norte, através da Dinamarca e nordeste da Alemanha. Naquela época, os habitantes da Bretanha falavam o idiota céltico, mas muitos desses habitantes foram descolados para o oeste e norte pelos invasores – a maior parte para o País de Gales, Escócia e Irlanda, conforme mostra o mapa abaixo e foi a língua falada por essa região até por volta de 1100.

Fonte: https://www.englishclub.com/english-language-history.htm

O inglês arcaico não tinha um padrão específico e, por isso, com o passar do do tempo, quatro dialetos foram desenvolvidos e disputavam a primazia quanto ao padrão. Um desses dialetos, o Wessex, também chamado de saxão ocidental, foi o responsável pela criação de obras literárias no período arcaico.

Muitas palavras, usadas pelos invasores, permanecem até hoje no inglês moderno: and, his, he e we. Outras, foram transformadas pelo tempo, mas, mesmo assim, são facilmente reconhecíveis: mann-man, cild-child, faeder-father, hus-house, wif-wife e bok-book.

2 A POESIA ANGLO-SAXÔNICA

Os manuscritos dessa poesia são pouco conhecidas e estão entre um grupo de quatro manuscritos:

- manuscritos de Sir Robert Cotton, um colecionador de documentos;

- o códice de Exeter;

- o códice de Vercelli;

- Manuscritos de Bodleian Library em Oxford.

3 ASPECTOS TEMÁTICOS

Os primeiros registros da literatura inglesa são em forma de poemas épicos, mas a prosa também esteve presente nas transcrições das histórias bíblicas, com biografias e histórias de feitos escritas por um santo, abade, mártir, pregador, rei, bispo, virgem, entre outros.

Outra forma literária é o conto, que somente se estabelece definitivamente no período conhecido como Middle English (Inglês Médio), após a conquista da Normandia, em 1066.

Segundo Sônia Maria Davico Simon,

A temática explorada pelos trovadores abrangia histórias do imaginário celta, pagão, tais como as lendas do Rei Artur e as aventuras dos seus fiéis escudeiros, também conhecidos como Cavaleiros da Távola Redonda. Muitas das lendas e personagens são oriundos da tradição oral celta como Mordred, Merlin, Guinevere, Tristão, Gawain e Lear (posteriormente caracterizado como protagonista na tragédia de Shakespeare, Rei Lear). Esses personagens já haviam sido mencionados no relato do escritor inglês George de Monmouth, numa tentativa de escreve a história da Inglaterra.

4 GRAMÁTICA

Possuía a gramática muito similar ao latim. Em vários aspectos, incluindo a gramática, era mais próximo ao alemão moderno e ao islandês, do que ao inglês propriamente dito.

Old English tinha quatro inflexões gramaticais:

- nominativo

- acusativo

- dativo

- genitivo

Possuía, também, três classes gramaticais:

- singular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com