TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LeitURA COMPLEMENTAR

Exames: LeitURA COMPLEMENTAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Leituras complementares

Texto complementar

Crise na educação; por quê ?

Texto

O papel da educação na humanização

Os aspectos convergentes dos dois textos, estão relacionados em melhorar a qualidade do ensino, diante as dificuldades no aspecto humano, porque há um choque entre os valores proclamados e os valores reais, homem-gente que sente o sangue correndo nas veias, e o homem-máquina cujos seus lemas são viver para ganhar e levar vantagem em tudo. Devemos lembrar que os alunos de hoje serão os homens de amanhã, uma parte depende do que eles já são isto é carga da genética de que são portadores, a outra depende do que a sociedade vai fazer deles.

Portanto se o encaramos como uma “coisa”, nossa ação educativa se processa em termos mecanicistas, do que resulta cada vez maior domesticação do homem. Se encaramos como pessoa, nosso quefazer será cada vez mais liberador.

Ler é um processo complexo que envolve muitas habilidades. Logicamente não se trata de simples retirada de informações, decodificação de letra por letra, palavra por palavra, pois decodificação é apenas um dos procedimentos utilizados. O leitor, na verdade, realiza um trabalho de construção de sentidos, a partir dos seus objetivos, do conhecimento do autor, do gênero textual e do conhecimento linguístico.

Durante a leitura, utilizam-se estratégias como seleção, antecipação, inferência, verificação, sem as quais, obviamente, não é possível rapidez e proficiência. O significado do texto constrói-se pelo esforço do leitor, a partir, não só do que está escrito, mas do conhecimento que traz para o texto.

É necessário o engajamento de muitos fatores como percepção, atenção e memória, que, uma vez ativados pelo leitor, promoverão a compreensão textual: trata-se do conhecimento prévio, aquele de que todos dispõem e construíram durante toda a nossa vida. Então, a compreensão dependerá de fatores como conhecimento prévio, ou seja, aquele que engloba todo o conhecimento já adquirido pelo leitor durante a vida. Toda a experiência com os diversos tipos de texto (conhecimento textual), o conhecimento linguístico e conhecimento de mundo compõem o conhecimento prévio necessário para o processamento da leitura.

Assim, também afirma Kleiman (2000, p. 13):

A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização do conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que ele já sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto. E porque o leitor utiliza justamente diversos níveis de conhecimento que interagem entre si, a leitura é considerada um processo interativo.

Baseando-nos na assertiva de Kleiman (2000, p. 34) de que a leitura é “uma prática social que remete a outros textos e a outras leituras”, consideraremos a possibilidade de tal concepção, própria da leitura de palavras, seja também pertinente à leitura do texto misto dos quadrinhos.

Para fins de exemplificação, selecionamos 3 (três) tirinhas do Gato Garfield, de Jim Davis.

A “crise da leitura” que afeta jovens de todas as idades e níveis escolares é facilmente constatada quando cobrados alguns tipos de leitura, como, por exemplo, os “clássicos” Mas, também já foi comprovado, que os mesmos jovens que descartam muitas obras clássicas, leem, com prazer, obras com personagens diversos, heróis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com