TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades sobre as leituras complementares

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

LETRAS

DIDÁTICA

ELAINE APARECIDA CARVALHO 9902003156

Atividades sobre as leituras complementares

        

ORIENTADORA: Profª Ms Maria Eugênia Macedo

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

 “Crise na educação: por quê?” e “O papel da educação na humanização”

Vivemos um momento crítico na história da educação, e há vários motivos que causaram e intensificaram essa crise, como por exemplo, a falta de capacitação dos educadores, de um projeto político-pedagógico eficiente, de investimentos por parte do governo, pois a estrutura das escolas públicas atuais são precárias e a falta de comprometimento da comunidade escolar no processo educativo.

Os problemas educacionais ocorrem em várias áreas, como financeiras, culturais e pedagógicas. No entanto, não é suficiente fazer tentativas de melhorar somente essas áreas porque não é só por essas razões que a crise está ocorrendo. Como visto no texto complementar, “Crise na educação: por quê?” e no texto de Paulo Freire “O papel da educação na humanização”, o maior aspecto desencadeador dessa crise é a atual estrutura da sociedade.

A escola é uma instituição social, portanto ela reflete os valores, os objetivos da sociedade em que está inserida. Cada período histórico tinha bem definido um ideal de homem a ser formado, porém, nas últimas décadas estamos vivendo uma forte crise de valores, não permitindo a escola assim, a desempenhar com eficiência o seu propósito que é formar o homem para exercer seu devido papel na sociedade.

Nossos valores estão indefinidos, em contradição, pois supostamente vivemos numa sociedade humanitária, mas o que realmente vemos é a valorização do dinheiro, de bens materiais. Para que essa crise educacional tenha fim é preciso que a sociedade e principalmente os educadores saibam responder as seguintes questões: Para que educar? e, Que tipo de homem queremos que os alunos se tornem? Para que com essas respostas possamos definir novamente os valores a serem seguidos e assim, encaminhar a educação para um fim humanista ou não.

Referências bibliográficas

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral - 1.ed. - São Paulo: Ática, 2011. - (Educação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com