TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Artigo: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno:

Disciplina: Leitura e Produção Textual

Curso:

Professor:

Orientações e critérios de correção

 A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

 É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

 As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

 Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

 Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

 Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

 Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

 O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória, completa o somatório 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

1. Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos, que requer conhecimento de mundo, para fazer as inferências. Levando em consideração esse assunto, faça uma leitura, ou seja, explique as informações implícitas. (8 a 10 linhas) 3,0 pontos.

Resposta:

Pode-se observar nas imagens que elas tem algo em comum, a corrupção. No 1º quadro é proibido estacionar o carro ali, como informa a placa, como ocorreu a situação o motorista para não ser multado tenta comprar o policial. No 2º quadro o homem está fazendo um ‘’gato’’ na energia elétrica. No 3º quadro observa-se a presença da pirataria, ou seja, a negociação mais barata. No 4º quadro o motorista está dirigindo enquanto bebe, fazendo com que não preste atenção na lombada eletrônica, ultrapassando o limite. No 5º quadro o homem está usando a energia roubada através do ‘’gato’’. No 6º quadro ele está sendo irônico e inconveniente com o uso das palavras fazendo está pergunta, sendo que ele mesmo fez atos de corrupção.

2. Segundo Platão e Fiorin (1992, p.241), “Leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas. Caso contrário, pode passar por cima de significados importantes...”. Assim, há informações que estão explícitas no texto e outras que não. Essas informações implícitas podem ser:

a) pressuposto,

b) subentendido.

Após uma leitura atenta do fragmento de texto abaixo, explique , pelo menos, dois pressupostos e um subentendido.

“Para que o Brasil se torne um país do primeiro mundo, será preciso privatizar as empresas estatais, abrir a economia ao ingresso de produtos estrangeiros e terminar com os direitos trabalhistas que oneram a folha de pagamento e a Previdência Social.” (3,0 pontos)

Pressuposto 1: O Brasil ainda não está classificado como país de primeiro mundo.

Pressuposto 2: Para o Brasil se tornar um país de primeiro mundo, precisa aperfeiçoar estas funções, ou seja estas condições.

Subentendido: A economia não está aberta para manter relação com os estrangeiros.

3. A linguagem é utilizada para que a comunicação se efetive. Não há comunicação neutra, o emissor tem objetivos ao formular seus textos (falados ou escritos). Assim, o texto pode estar centralizado em um dos elementos da comunicação: emissor, receptor, código, mensagem, canal e referente, consequentemente, a linguagem passa a ter funções. (3,0 pontos)

Com base nos conhecimentos adquiridos nesta disciplina no que se refere às funções da linguagem, faça uma análise do texto, seguindo o roteiro abaixo:

a) Indique as funções de linguagem predominantes, utilize versos para comprovar as funções;

b) Justifique, argumentando, a presença de tais funções;

c) Faça um texto argumentativo sobre o título do texto em relação à função de linguagem e às informações implícitas.

Obs. Para justificar as funções de linguagem presentes no texto não pode haver cópias de qualquer fonte, inclusive do livro didático. Cada resposta deve ter de 4 a 6 linhas.

SINAL FECHADO

(Paulinho da Viola)

Raimundo Fagner - 1976

Olá, como vai?

Eu vou indo, e você, tudo bem?

Tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com