TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Dissertações: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

Em muitas produções de linguagem encontramos uma forte relação entre a linguagem verbal e a não-verbal. Há casos, inclusive, em que o sentido de uma é resultado do que vem expresso pela outra.

1. Faça uma leitura do texto abaixo e proceda conforme se solicita.

a) Considerando o texto, percebe-se que o cartunista estabeleceu uma forte relação de sentido entre o verbal e o não-verbal.

Especificamente analisando o último quadrinho, explique a relação de sentido que se pode depreender entre o verbo ERA, empregado no pretérito perfeito, e a imagem da palmeira ali evidenciada. (2,0 pontos)

R: O autor do quadrinho usa o verbo “era”, neste tempo verbal, para explicar que a palmeira não existe mais. E a imagem ilustra isso deixando claro o significado do “era”.

2. Ao pensarmos sobre as línguas em geral, não podemos perder de vista a existência do fenômeno da variação que as caracteriza. Ou seja, em função da época, da região, da situação de uso e até das particularidades dos falantes, as línguas sofrem o que chamamos variações linguísticas. Assim é que enquadramos dentre as variações de nosso português: a histórica, a regional, a social, a variação por faixa etária, etc.

Leia atentamente o texto a seguir para responder ao que se solicita.

Olá Papai Noel:

Em primeiro lugar já está mais do que na hora de vc ter um e-mail, não existe nada mais antigo que mandar uma carta. Mas vamos lá: estou precisando de um upgrade no meu home-office. Por isso, neste Natal eu quero OZ Gradiente. Talvez uma pessoa que nem website tem não saiba o que é isso. OZ é DVD, TV, CD, MP3, FM, internet e computador ao mesmo tempo. Imagine se eu tivesse pedido tudo isso separado, o peso que seria no seu saco.

Tks,_____________

(Veja, 18/12/2002)

a) Pela linguagem empregada no texto, pode-se descrever o perfil do locutor (emissor), sua faixa etária, etc. Descreva-o, comprovando com partes retiradas do texto. Sua resposta deve ter no mínimo 8 linhas. (0,5 décimos)

R: Em primeiro lugar para escrever uma carta ao Papai Noel, o emissor deve ser uma criança. Pelo emprego de termos de informática como e-mail e upgrade sugeri que não é uma criança tão nova. Provavelmente de 8 a 10 aos de idade. Significa também que esta criança cresceu na era da informática, o que torna claro e normal ela preferir um computador a um carrinho ou uma boneca. Pode-se também analisar o aspecto social da criança através dessa carta. Por ela conhecer esses eletrônicos pode significar que a família tem certas condições econômicas. Porem se fosse de classe alta já teria a maioria destes equipamentos. Portanto sugiro que a família da criança seja de classe média.

b) Pode-se dizer que não há “erro” em linguagem, mas há adequação ou inadequação dependendo da situação de uso da língua. Em relação ao texto acima, considerando-se a faixa etária do interlocutor (receptor), o aspecto social e a situação, houve adequação no uso da linguagem, por parte do locutor? Justifique sua resposta, explicando a fala do emissor em relação ao receptor e o emprego da escrita abreviada (vc em lugar de você) e de termos como: upgrade, home-office, website. Escreva sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (2,5 pontos)

R: Para analisar a linguagem da carta, vamos considerar que o Papai Noel realmente existe. A criança não foi tão educada quanto seria correto. Já que é uma carta para alguém com mais idade que ela, e ainda para pedir um presente. A adequação da linguagem não é clara. Exceto quando o emissor explica termos para que o receptor entenda. Uma criança hoje nasceu em uma época de grandes avanços científicos tecnológicos. Considerando o locutor seja de classe média, esta criança cresceu com acesso ao mundo dos eletrônicos e da internet. Com certeza tudo isso aderiu à cultura da criança. O que influenciou seus gostos e sua personalidade. Deve-se destacar a grande influencia que o computador e a internet tiveram sobre sua linguagem. No mundo virtual são muito comuns as abreviações como se observa na carta com o “vc” no lugar de você. Outro aspecto da internet são as mensagens curtas, objetivas e rápidas. O que também se percebe no texto. O uso de termos como e-mail, upgrade, home-office, website fortalece a ideia que ela tem acesso ao mundo virtual. Pois o inglês é uma espécie de língua universal da internet e dos eletrônicos.

3. Leia o texto abaixo para responder ao que se solicita:

O filólogo Evanildo Bechara, ao proferir uma conferência, assim se expressou:

[...] Como, de manhã, a pessoa abre o seu guarda-roupa para escolher a roupa adequada aos momentos sociais que ela vai enfrentar durante o dia, assim também, deve existir, na educação linguística, um guarda-roupa linguístico, em que o aluno saiba escolher as modalidades adequadas a falar com gíria, a falar popularmente, a saber entender um colega que veio do Norte ou que veio do Sul, com os seus falares locais, e que saiba também, nos momentos solenes, usar essa língua exemplar [...].

BECHARA, EVANILDO. Conferência à Academia Brasileira de Letras em 4 st. 2000. Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20000704.htmAcesso em: 25 de fevereiro de 2012.

Em nossa disciplina, nas unidades estudadas até aqui, você teve contato com reflexões a respeito dos níveis de variação linguística, sobre as variações de registro da língua portuguesa, sobre as diferenças entre língua oral e língua escrita, sobre modalidades culta e popular, etc.

Agora que você já leu o texto de Bechara, estabeleça uma relação entre o que o autor defende e o que foi estudado. Sendo assim, elabore um argumento, de 5 a 8 linhas, em que você esclareça, de forma clara e coerente, o seguinte recorte da fala de Bechara: (2,0 pontos)

“[...] deve existir, na educação linguística, um guarda-roupa linguístico, em que o aluno saiba escolher as modalidades adequadas a falar com gíria, a falar popularmente, a saber entender um colega que veio do Norte ou que veio do Sul, com os seus falares locais, e que saiba também, nos momentos solenes, usar essa língua exemplar [...].

R: No modo geral existe duas modalidades de linguagem a coloquial e a culta. Que é erroneamente associada a linguagem falada e escrita. O que o autor sugere com “guarda-roupa linguístico” é que devemos conhecer as modalidades e nos adaptarmos as situações do dia-a-dia. Por exemplo, numa conversa entre amigos é usual a linguagem coloquial com gírias e tudo mais. Porém na apresentação de um TCC deve-se usar uma linguagem mais culta, técnica. Isso vale também quando for comunicar-se na forma escrita. Outro ponto que o autor aborda é a tolerância linguística. Deve-se intender quem vem de outra região, pois ele traz consigo seu sotaque e gírias locais.

4. É bastante frequente, na vida de um leitor, encontrar textos em que nem tudo o que importa para a compreensão esteja nele registrado. Em outras palavras, há textos em que o que não foi escrito também deve ser levado em consideração para que ele possa ser verdadeiramente compreendido. Nesse caso, temos os implícitos (pressuposto e subentendido), isto é, informações que precisam ser “inferidas”, a partir de sentença explícita, por meio de algum raciocínio que parte da própria sentença.

A tirinha abaixo levará você a demonstrar competência nessas questões muito importantes que dizem respeito à habilidade em leitura.

Então, vamos lá!

Leia atentamente a tirinha para, então, responder ao que se solicita.

Disponível em: (http://tiras-hagar.blogspot.com/). Acessado em 08 mar. 2012.

Especificamente no segundo quadrinho, Helga emprega um termo/indicador linguístico que ativa um pressuposto.

a) Que termo é esse? Transcreva-o e explique qual o pressuposto resultou do emprego de tal termo. (1,0 ponto)

R: O termo referido é visual. Acontece no segundo quadrinho, no qual Helga arregala os olhos. Esse termo ativa o pressuposto que ela esta espantada com o comentário de Hagar.

b) A partir desse pressuposto, chega-se a alguns subentendidos. Aponte pelo menos um subentendido a que se pode chegar. (1,0 ponto)

R: Um dos subentendidos que se pode inferir é que Helga vai da uma bronca em Hagar. Ou ainda que Hagar não esta feliz em seu casamento.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »