TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura E Produção Textual

Trabalho Universitário: Leitura E Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

1. Considerando o que aprendemos sobre informações implícitas e explícitas, analise os períodos que seguem e aponte, pelo menos, uma pressuposição (informação implícita), isto é, um sentido que não está dado pela leitura linear dos constituintes de cada um deles. (3,0 pontos)

a) Atenção: político que fala “interviu” até pode ser presidente da República, eleito pelo voto direto. De um líder assim, não se cobra, embora possa ser desejável, que seja exímio usuário da língua.

Resposta: Para ser presidente da República não é necessário ser um exímio usuário da língua, uma vez que este é eleito pelo povo, independente de sua capacidade intelectual.

b) Mas de um ministro da Justiça? Ah, de um ministro da Justiça, a gente exige, sim! A habilidade com a inculta & bela indica intimidade com o estudo das leis.

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-da-aula-de-gramatica-para-tarso/ Acesso em: 21/09/2009)

Resposta: Para ser ministro da Justiça a gente exige habilidade com a língua, uma vez que para exercer tal cargo o político necessita ter um nível intelectual elevado.

c) Na véspera do concerto, o banco mandou o convite para cada um dos clientes com mais de R$5.000,00 (cinco mil reais) na carteira de investimento. O Zé Carlos não foi convidado.

(ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica – brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001).

Resposta: O Zé Carlos não tem R$5.000,00 (cinco mil reais) na carteira de investimento.

2. Há alguns problemas na redação que podem ser resolvidos a partir da reformulação do enunciado. Por exemplo: o uso excessivo do que ou o mal emprego de outros elementos de coesão pode tornar o texto coloquial, ou apresentar um problema de ambiguidade. Sendo assim, leia com atenção o texto que segue e então resolva as atividades solicitadas. (2,0 pontos)

a) Identifique os problemas no texto.

b) Reescreva-os adequando-os à norma culta. Faça as adequações necessárias.

Texto:

As incertezas que rápidas mudanças da economia atual que têm exigido novas habilidades e conhecimentos dos executivos. Diz que No plano profissional, não basta ser um líder. É preciso saber analisar cujas as informações para antecipar estratégias dos concorrentes, ser rápido na tomada de decisões, estar sempre em busca de rentabilidade, personificar a imagem da empresa, saber transmitir todas essas habilidades. A habilidade de falar com diplomacia e inteligência é que cada vez mais importante no relacionamento profissional. Aperfeiçoar a comunicação não é um capricho, mas uma necessidade. Segundo o consultor José Ramon Pires, diz que "o líder deve refletir a imagem institucional".

Líder é aquele que não teme olhar para o futuro, que aceita correr riscos e cria desafios, que empurra sua equipe para frente. Enfim, líder é aquele que tem um "diferencial" para enfrentar obstáculos, porque eles existem e precisam ser transpostos, muitas vezes a qualquer custo. O momento parece que está à procura de líderes emancipadores, ou seja, pessoas que com capacidade de socializar capacidades, que não ponham em risco contínuo as empresas, tampouco sacrifiquem diariamente os recursos humanos os quais as empresas constituem, pela ação exacerbada da ousadia.

A crescente importância da Internet e que novas tecnologias de informação faz com que as empresas precisem de um número maior de líderes. O argumento é que a "Internet" obriga as empresas a repensar as suas operações e, para enfrentar essa situação, necessitam a participação conjunta de dois tipos de líderes: um criador, responsável pelo projeto e pela implantação do processo, e um capitalizador, para dar continuidade às ações a serem desenvolvidas. A visão, a capacidade de transmitir idéias claramente e de inspirar os outros que também são características do líder.

Diário Catarinense, 25 de setembro de 2008. Artigo Ser Líder, por Antônio César Gargioni Nery (Economista e Administrador) Texto adaptado.

c) Identifique, sublinhando, os problemas de coesão no texto.

d) Em relação aos problemas encontrados, reescreva-os adequando-os à norma culta. Faça as adequações necessárias.

Resposta:

As incertezas das rápidas mudanças da economia atual têm exigido novas habilidades e conhecimentos dos executivos. No plano profissional, não basta ser um líder, é preciso saber analisar as informações para antecipar as estratégias dos concorrentes, ser rápido na tomada de decisões, estar sempre em busca de rentabilidade, personificar a imagem da empresa e saber transmitir todas essas habilidades. A habilidade de falar com diplomacia e inteligência é cada vez mais importante no relacionamento profissional. Aperfeiçoar a comunicação não é um capricho, mas uma necessidade. Segundo o consultor José Ramon Pires: "o líder deve refletir a imagem institucional".

Líder é aquele que não teme olhar para o futuro, aceita correr riscos e cria desafios que empurra sua equipe para frente. Enfim, líder é aquele que tem um "diferencial" para enfrentar obstáculos, porque eles existem e precisam ser transpostos, muitas vezes a qualquer custo. O momento parece que está à procura de líderes emancipadores, ou seja, pessoas com competência para socializar capacidades, que não ponham risco contínuo as empresas, tampouco sacrifiquem diariamente os recursos humanos que as empresas constituem pela ação exacerbada da ousadia.

A crescente importância da Internet e as novas tecnologias de informação fazem com que as empresas precisem de um número maior de líderes. O argumento é que a "Internet" obriga as empresas a repensar as suas operações e, para enfrentar essa situação, necessitam da participação conjunta de dois tipos de líderes: um criador, responsável pelo projeto e pela implantação do processo, e um capitalizador, para dar continuidade às ações a serem desenvolvidas. A visão, a capacidade de transmitir idéias claramente e de inspirar os outros também são características do líder.

Diário Catarinense, 25 de setembro de 2008. Artigo Ser Líder, por Antônio César Gargioni Nery (Economista e Administrador) Texto adaptado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com