TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos

Artigo: Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Análise e reflexão sobre a língua e as linguagens: ferramentas para os letramentos. In______: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane H. Rodrigues. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2010. P. 155-181. (Coleção Explorando o Ensino; v.19).

O ensino da gramática a partir da norma culta não é nos tempos atuais conteúdo essencial para uma boa produção textual e uma boa leitura, como exemplo tem-se um estudo realizado com alunos da década de 90 apresentando que o ensino centrado na gramática não melhorou a produção nem a compreensão textual destes. O estudo da linguagem passa a ser proposto a partir do texto como sendo o objeto de estudo, através da prática de leitura, de produção textual e de análise linguística. O estudo gramatical não se faz mais de forma isolada e sim focando na prática de análises linguística a partir do texto deixando de ter uma visão centrada na classificação da estrutura para ter uma visão discursiva voltada para o texto tendo como finalidade tornar o aluno desenvolvido na proficiência oral, e na análise de língua e linguagem. Para que a leitura, a escrita, a produção e a escuta textual, possam desenvolver-se de forma proveitosa se faz necessário o domínio de diferentes gêneros textuais. Este aprimoramento só será concretizado a partir da prática e do trabalho realizado com diferentes tipos de gêneros. A análise linguística possui diversas formas de compreensão textual, ex. analisar um tempo verbal de uma notícia e questionar os impactos trazidos pelo tempo nesta compreensão. Para que esta seja sempre aperfeiçoada é necessário que sejam feitos trabalhos que englobem termos, temas e uso de linguagem em diferentes contextos epistemológico. Para que haja entendimento por parte do aluno o professor precisa apresentar problemáticas, para estimulá-lo a criar situações das mais diversas possíveis, pode usar diversos recursos, como exemplo recortes de revistas, anúncios de jornais, situações do cotidiano, enfim o professor precisa instigar o aluno a ser um agente ativo na sociedade.

COMENTÁRIO

Bom, estudar língua portuguesa é muito mais que saber as classes gramaticais, saber codificar, saber o que é fonema ou não, mas, é compreender que há diversos gêneros textuais, é saber que a língua se divide em linguagem escrita e linguagem oral, é compreender que nenhuma é superior à outra, que cada uma tem suas especificidades, e andam lado a lado, é saber que para aprender de fato essas duas, não depende apenas de um livro didático, depende muito mais e quase totalmente do USO, é usando as linguagens que podemos aprender sobre elas, aprender que cada uma tem sua esfera social (histórico-cultural-social), que para elas acontecerem necessitam de um sujeito discursivo, que ambas realizam um processo de interação verbal, enfim, uma pessoa que sabe fazer USO das linguagens em todas as suas modalidades, é sem dúvida uma pessoa capaz de se posicionar diante de qualquer fato posto pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com